28 março, 2007

Links Atualizados

Alguns foram embora, outros entraram.
Percebi que, sem querer, estávamos endossando palavras e pensamentos dos quais discordamos veementemente.
Nos desculpem por isso.

E se você nos linca, comente ou nos mande um e-mail.

abraços,

a "diretoria"

27 março, 2007

Um pensamento para os compositores

Segue um textinho legal retirado do blog do Matt Redman. Aproveitem.

"Estou quase no fim da turnê com Chris Tomlin e Louie Giglio. Tem sido uma grande jornada. Eu amo estar com essa fantástica equipe que temos – e conhecer um pouco mais do bom e velho Estados Unidos da América. Mas muito mais que isso, é muito bom ver o que acontece vez após vez quando as pessoas são expostas às verdades de Deus e têm espaço para responder a essas verdades em adoração. A cada noite nós somos temos exaltado ao Deus que não nos abandona. Aqueles que mantém as coisas unidas enquanto tudo em nossas vidas parece estar desmoronando. Nós temos recebido tantas respostas de como Deus tem sido fiel mesmo nas mais cruéis circunstancias, e como essas pessoas têm feito a mais importante escolha de continuar adorando a deus através desses tempos. Pessoas que perderam seus filhos na guerra. Pessoas que viram seus casamentos terminar de maneira cruel. E muitas outras histórias. E ainda assim, todas têm uma coisa em comum –encontraram seu caminho na estrada do louvor. Não apenas esse é o lugar de maior honra a Deus para se estar nesses tempos – é também o mais seguro e mais sábio. Muito obrigado a todos que nos enviaram essas histórias pelo caminho.

Então, aí vai um rápido pensamento para os compositores. Não de mim, mas algo que Bono, do U2, disse. Falando de composição, ele disse que “você pode ter 1000 idéias, mas a não ser que você capture uma emoção, tudo que você vai conseguir é uma redação”. Que grande pensamento. Pode ser tão fácil gerar idéias para uma música - e formar algum tipo de tema. Mas se é apenas um mero exercício cerebral, o ato de compor não vai ser nada muito proveitoso. Canções baseadas na Verdade irão sempre ter valor, mas ir além, se essa Verdade for dita com paixão, propósito e emoção, ela será ainda mais eficaz. Quando escrevemos uma canção de adoração, não estamos apenas informando algo às pessoas. Queremos de fato expressar as inspiradoras maravilhas de Jesus, e descrever como nossos corações, mentes e almas respondem quando vão de encontro a essas coisas. Dê uma olhada nos Salmos: essas canções estão cheias de paixão e emoção, derramadas na mais profunda adoração, intercessão e louvor que você jamais irá encontrar. Elas são construídas na Verdade, e transbordam emoção. Então aí está – um pequeno pensamento sobre composição, por cortesia do Bono."

Um forte abraço,

Duda

Parabéns duplo

Neste final de semana passado nós da banda tivemos motivos duplo para comemorarmos (embora não o tenhamos feito): No sábado, Fabiano e Renata ficaram noivos e no domingo, Gustavo fez aniversário.


Gustavo completou 22 anos (e quem lê o blog dele acha que ele tem, no mínimo, uns 30, pela qualidade e consistência dos pensamentos). Passou o aniversário de maneira light sem maiores comemorações, o que ele, certamente, achou ótimo. Orem por ele, pelos seus estudos no Seminário e por tudo mais.


Já Fabiano e Renata estão trilhando aquele que certamente é o caminho de Deus para eles. Como o Fabs disse no blog dele, os relacionamentos estáveis e baseados na fidelidade, o casamento, estão em descrédito na sociedade pós-moderna. Tudo e todos depõem contra, em especial a mídia, corrompida (e satânica por vezes). Nós que decidimos seguir o Grande Plano de Deus para a família, sabemos o quanto somos abençoados, e sei que os mais novos noivos da praça já têm sentido isso. Orem por eles, pelos preparativos e por seus ministérios.

É isso. Agora passem nos blogs deles e dêem os parabéns.

A "Direção"

26 março, 2007

Entendendo a Passion

EDIT: LINK PARA MATÉRIA QUE EU ESQUECI DE COLOCAR ONTEM.

Muitos de vocês sabem que um dos movimentos que influenciaram a Banda (além do movimento Vineyard e, um pouco mais antigo, a Reforma Protestante*) é o Passion.

O Passion nasceu no coração de Louie Giglio, nos anos 90, enquanto ele dirigia um encontro bíblico de estudantes para mais de 1400 pessoas, na Baylor University. A visão de um grande encontro de estudantes surgiu quando Giglio ficou alarmado ao saber que apenas 20% (à época) dos estudantes universitários nos EUA declaravam serem cristãos. Desde então (1995/1996), Passion alcançou mais de 500.000 estudantes.

Via Everson Barbosa, li uma matéria muito interessante sobre o movimento na Christianity Today.

Alguns dados interessantes da matéria (em inglês, mas vou traduzir trechos aqui):

Embora atento às desavenças correntes sobre Adoração, Giglio ainda defende o estilo moderno. “As pessoas precisam se lembrar que quando estão sentadas na Igreja, segurando seus hinários, estão olhando para os 100 maiores hinos de todos os tempos”, diz Giglio. “Eu penso que quanto a Igreja emergir daqui a 200 anos, as melhores das melhores dessas novas canções irão sobreviver”.

Giglio, de 48 anos, especialmente ressente os ataques que o estilo moderno de adoração tem sofrido, ao dizerem que negligencia as dificuldades da vida. Ele demonstra que Matt Redman, que é Britânico, escreveu “Blessed Be Your Name” (Bendito Seja Seu Nome) em resposta aos ataques de 11 de setembro. Redman também compôs as música “You Never Let Go” (Tu Nunca nos Abandonas) após um aborto natural de sua esposa e dos ataques terroristas ao metrô de Londres. Mesmo sua última composição, “Shine” (Brilhe) vai de encontro às dificuldades nas vidas dos estudantes.

“Só podemos imaginar alguns dos estilos de vida e mentalidades que eles encontram nos Campi** das Faculdades”, disse Redman. “É nesse ambiente que eles brilham com a luz de Cristo”.

Por muitos anos, os críticos também têm desferido golpes contra a adoração moderna por ser repleta de individualismo. Giglio não tem se mantido surdo às críticas, e está desafiando os artistas da Passion a resistir essas tentações. Quando Tomlin compôs a canção “How Great is Our God” (Quão Grande é o Senhor), Giglio exortou-o a excluir qualquer referência ao nosso relacionamento com Deus

“Se continuarmos a dizer que é tudo sobre Deus”, diz Giglio, “então de vez em quando vai surgir uma música que não fala nada sobre nós nela”.

E se você continua a chamar as suas músicas de canções de adoração, talvez seja isso que você consiga também.

“Você vai deixar de cantar sobre a Igreja”, disse John Piper, autor premiado e pastor em Minnesota. Giglio convidou Piper para falar em todos as conferências Passion. “Você vai cantar sobre Deus. Você vai procurar coisas sobre Deus que despertam emoções e afeições. Você pode ir pela rota da intimidade, que soa como canções de amor. Ou você pode ir pela rota da magnificência, e chegar à transcendência”.


... E mais:

Apenas a música alta não atingiria o alvo. Teologia entregue sem zelo seria um erro da mesma forma.

“Por muito tempo nós temos preferido a Teologia à Paixão ou a Paixão à Teologia”, Disse John Piper após sua sessão Breakout. “Eu gosto da Passion e de Louie Giglio e tenho estado aqui por 11 anos por que eu acredito no potencial que isso tudo tem. A maioria desses estudantes nunca ouviu ninguém os conclamar a pensar bastante, ir mais fundo, ter uma teologia e pular para cima e para baixo com David Crowder”.


Ortodoxia, doutrina saudável, fé em prática e boa música. Um dos grandes movimentos de avivamento que Deus fez surgir, e teremos a oportunidade de participar disso ano que vem, aqui no Brasil. Esteja orando por isso.

E se o John Piper vier também, aí amigos, é que a festa vai ser realmente completa.

Abraço!

Eduardo Mano

** Plural de Capus é Campi, em latim.

22 março, 2007

Sites legais



A lista a seguir não segue uma ordem lógica e a explicação para cada site é da minha cabeça. Se você tem outros favoritos, deixe-os na caixa de comentários, pois essa é apenas o 1º dentre outros posts. Essa série de posts é descaradamente copiada do Dan Cort e sua série sobre sites legais de Igrejas.

1) Charlie Hall



Eu gosto muito desse site, nem tanto pelo design, mas pelo conteúdo dele. Lá você encontra diversos vídeos, textos deles sobre diversos temas... enfim, bem completo.

2) Fernandinho



Achei que o novo layout do site ficou genial. A barra de índice, no topo à esquerda ficou muito boa. As cores também deram um ar bem mais moderno ao site. Fiquei com vontade de ouvir o novo CD dele. O Marketing, pelo menos, funcionou.

3) Passion



Um dos sites mais animais que eu já vi. Cheio de recursos, esse upgrade do site da Passion ficou muito bom (o outro era maio caído). Design e conteúdo nota 10!

4) Livres Para Adorar



Acho que eu fui a última pessoa no mundo a conhecer esse Ministério. Os caras são bons (muito bons mesmo) e o amor que eles têm pela obra de Deus é visível. O site é cheio de recursos e fala dos projetos que ele mantém. E o design não é nada mal.

5) Shaun McDonald



Tudo o que posso dizer é que o Design é muito bom. Eu curti a música, mas não sairia por aí indicando.

6) Lucas Souza



Para quem se lembra da primeira versão do site do Lucas, sabe que o novo é infinitamente superior (até por que o anterior não tinha muita coisa). Mas agora o upgrade foi sério, o conteúdo tá maneiro e o design tá ótimo.

7) Chris Tomlin



O Tomlin é um cara legal. Dos quatro ministros da Passion, ele é o que eu menos gosto, mas aparentemente, é o que dá mais valor à qualidade da sua apresentação. Foi o primeiro de todos a ter um blog, é o único que sempre teve um site decente, é o que tem as melhores capas de CDs (na minha opinião). É claro que isso não tem a ver com ele, mas sim com a gravadora e o potencial de marketing que ele tem em relação aos outros (tanto que ele já gravou músicas menos "adoração" e mais "gospel"). De qualquer forma, o conteúdo é animal (clique no FREQUENCY) e o design é expetacular.

8) Shane and Shane



A dupla Shane and Shane é bastante conhecida da galera que curte a Passion. Eles são os caras que geralmente ministram apenas com seus violões, e que possuem uma capacidade de harmonizar fora do comum. O site deles tá bem legal, bem melhor quea primeira versão, não tanto pelo conteúdo quanto pelo design. Mas o som é melhor ainda.

O Chris Rice é um músico bem rodado. É o estilo "cantor/compositor", tão popular nos EUA. Ele é da gravadora do Michael W. Smith e portanto, seu site é feito pela empresa de design que atende a gravadora. O site dele era MUITO ruim, e esse novo é muito legal. Portanto, uma mudança completa. O formato dele é bem legal, sendo atualizado constantemente. Talvez, de todos aqui, seja o que melhor faz o link entre um site e um blog. Conteúdo márromêno e design 8.



Como vocês podem perceber, não é pelo design que esse site está aqui. Mas em relação ao conteúdo, ele é imbatível. Trata-se de um ministério que visa resgatar a tradição de hinos através de uma roupagem moderna. O conteúdo do site é primoroso e deveria ser mais usado tanto lá fora quanto aqui. pena que ninguém conhece. Design trash, no entanto (não TRASH trash... mas perto dos outros, é caidinho).
E sim, eu trabalhei hoje.
Abraços,
Eduardo

21 março, 2007

Notas

- A David Crowder*Band está em estúdio. Isso quer dizer que, nas palavras do próprio, o 5º melhor disco de todos os tempos está sendo gravado. Se você clicar aqui, será levado a uma página onde poderá companhar, através de 7 webcams espalhadas pelo estúdio, a gravação do disco. Sim, isso é uma maravilha. Já se você clicar aqui, vai para o blog dele, onde ele escreve sobre o processo de gravação. Faça como eu e adicione ambas as páginas aos seus favoritos.

- O que acontece quando dois irmãos adolescentes de 18 anos (gêmeos) são educados à luz das Escrituras? Acontece isso aqui. Espero que você saiba inglês.

- Espero que o 6º melhor disco de todos os tempos saia até junho (é claro que é o nosso). Orem por isso. Eu achava que o processo já estaria terminado à essa época. Estava errado.

- Há uma nova comunidade no Orkut para blogueiros cristãos. É a Blogosfera Cristã. Nós estamos lá.

Nosso Papel

Por “nosso”, quero dizer de todo aquele que trabalha na Igreja, para o Reino de Deus.

Qual seria a razão de nosso chamado? Qual seria a força que nos motiva a continuar trabalhando, mesmo entre os problemas que não raramente nos assolam? Eu, com toda sinceridade e inteireza de coração digo que a resposta para a primeira pergunta só pode ser “pregar o Evangelho” e a resposta da segunda, “o Amor de Deus, a justificação em Cristo, o poder do Espírito Santo e as orações dos santos”.

Tendo em vista essas perguntas e respostas, eu creio (e há aqui quem não concorde comigo – quanto a isso, nada posso fazer) que se alguém prega algo diferente do Evangelho de Cristo exposto nas Escrituras, essa pessoa, esse cidadão tem mais é que calar a boca e aguardar seu julgamento.

Digo isso pois há algumas editoras “evangélicas” lançando material completamente desconexo com a Bíblia. Livros de autores que se sentem muito bem em duvidar, colocar em cheque questões que são fundamentais ao Cristianismo:

- Nascimento Virginal.
- Milagres.
- Ressurreição de Cristo.
- Ascensão de Cristo aos Céus.
- Existência do Céu e do Inferno.


Não há nada de edificante nisso, não há nada de belo nisso e não há nada de Vida nisso.

Espero que aqueles que aderem a movimentos, textos e filosofias que deturpam o Evangelho logo tenham seus olhos abertos por Deus e se arrependam. Não há como servir a dois senhores.

Termino com o Credo Niceno.

“Creio em um Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em um Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado não feito, de uma só substância com o Pai; pelo qual todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e por nossa salvação, desceu dos céus, foi feito carne pelo Espírito Santo da Virgem Maria, e foi feito homem; e foi crucificado por nós sob o poder de Pôncio Pilatos. Ele padeceu e foi sepultado; e no terceiro dia
ressuscitou conforme as Escrituras; e subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, que com o Pai e o Filho conjuntamente é adorado e glorificado, que falou através dos profetas. Creio na Igreja una, universal e apostólica, reconheço um só batismo para remissão dos pecados; e aguardo a ressurreição dos mortos e da vida do mundo
vindouro.”

O Senhor conhece os Seus.

Eduardo

19 março, 2007

EM&B no Holy Ground, 17.03.07

Hoje vou escrever em 1ª pessoa. Não que a banda não possa fazer deles as minhas palavras, mas é que sábado à noite foi muito especial para mim, pessoalmente.

Só que, como eu disse ao Nagel, eu não sei direito como explicar.

O que sei é: o momento de oração que tivemos com os irmãos da Igreja antes do culto foi muito bom, e desde aquele momento senti algo diferente. Algo que fazia tempo não sentia.

Também gostaria de dizer que o André é um ótimo quebra galho, e improvisou um Direct Box pra mim em menos de 5 minutos. Muito bom. Léo fez uma ótima estréia no teclado, e espero que pela providência de Deus nossa parceria possa continuar por um bom tempo. Cadu e Gabriel mas uma vez fizeram um serviço excelente na percussão e no baixo. Não há palavras para agradecer o serviço de vocês.

Nagel e Fabs... totalmente excelentes. Sempre.

Como havia prometido, o set-list foi:

- O Teu Amor, Senhor (EM&B)
- Ele é Exaltado (Twila Paris / Adhemar de Campos)
- Vim Para Adorar-Te (Tim Hughes / Massao Sugihara)
- Coração da Noiva (Casa de Davi)
- Tua Beleza é Maior que a Vida (Lucas Souza)
- Santo (Vineyard)
- Poderoso Deus (Santa Geração)
- Enche a Minha Vida com Tua Glória (Asaph Borba)
- Totalmente Teu (EM&B)
- O Adorem (David Crowder / Juliano Son)
- Grande Senhor (Don e Cecelia Harris)


Temos também algumas fotos. Nenhuma da banda tocando, mas pelo jeito que eu estava suado, dá para vocês terem uma idéia de como a noite foi.


André, Léo, Gabriel, eu, Eline, Renata, Fabison, Zenaide, Cadu, Nagel e Ingid



Fábio Durães e eu


A galera da Igreja e nós

Um abraço!
Duda

15 março, 2007

Links - comunicado

Como vocês todos sabem, aí do lado direito temos uma lista de blogs. Alguns deles nos lincam, outros não - essa não é a forma de definir quem entra na lista.

A questão é que com certeza, se um blog nos linca, então nós queremos licá-lo também. Por isso, pedimos aos nossos distintos amigos que nos façam um favor: se você tem um blog e fez a gentileza de nos dar uma moral e ainda não está devidamente indicado aqui ao lado, por favor, deixe um comentário dizendo o endereço do seu blog, para que possamos retornar o favor.

Se preferir, pode escrever pra gente.

Não custa dizer: se você ainda não está lincado aqui, ou é por não sabermos ou é por esquecimento.

Muito obrigado, e até sábado!

EM&B

lincar (e derivados) já seria uma palavra aportuguesada ou eu estou inventando feio?

06 março, 2007

Agenda (01) - Holy Ground - 17.03


clique na imagem para ver maior

E aí? Você tá perto da Pavuna, ou então de São João de Meriti, ou ainda na Baixada? Se estiver passa lá.
Esse evento é na igreja do Fábio.

EDIT: Além dos óbvios (eu, Fabiano, Nagel e André), estarão conosco o Gabriel (sub do Dilon), o Cadu das Percussões e o Léo "Catando Coquinho" Neves no teclado. Portanto, a banda passa a se chamar Eduardo Mano & Orquestra. Bem brega...

Um abraço,
Duda

Marcadores: ,

05 março, 2007

Ministérios Amigos 2 - Victor Vieira



Esse aí é o Victor Vieira.

Ele é um dos ministros da Casa de Davi, e recentemente esteve aqui no Rio, e ministrou na Igreja do Fábio (onde nós estaremos dia 17 de março).

Como eu disse no sábado, durante o casamento de um amigo, o mundo tem 6 bilhões de habitantes, mas se você é crente, é bem provável que, de uma forma ou de outra, conheça todos os outros crentes do mundo (tipo aquela papo do Kevin Bacon, que em 6 passos, todo mundo tinha alguma ligação com ele).

Ele é amigo do John, do Fábio, do Lucas e de provavelmente mais pessoas que eu também conheço, e hoje nós tivemos a oportunidade de conversar um pouco (a prova disso está aqui, no blog dele).

Ele é um cara gente boa, e não vejo a hora de conhecê-lo pessoalmente. Se eu fosse você, dava uma olhada no blog dele, re-atualizado após 6 meses.

Só uma coisa eu não gostei.

Quem coloca um adesivo num violão Taylor? Não importa se o adesivo seja da Elixir, ele não deveria estar lá.

Que vergonha Victor, que vergonha... (hehehehe)

abraços!

Duda