27 março, 2007

Um pensamento para os compositores

Segue um textinho legal retirado do blog do Matt Redman. Aproveitem.

"Estou quase no fim da turnê com Chris Tomlin e Louie Giglio. Tem sido uma grande jornada. Eu amo estar com essa fantástica equipe que temos – e conhecer um pouco mais do bom e velho Estados Unidos da América. Mas muito mais que isso, é muito bom ver o que acontece vez após vez quando as pessoas são expostas às verdades de Deus e têm espaço para responder a essas verdades em adoração. A cada noite nós somos temos exaltado ao Deus que não nos abandona. Aqueles que mantém as coisas unidas enquanto tudo em nossas vidas parece estar desmoronando. Nós temos recebido tantas respostas de como Deus tem sido fiel mesmo nas mais cruéis circunstancias, e como essas pessoas têm feito a mais importante escolha de continuar adorando a deus através desses tempos. Pessoas que perderam seus filhos na guerra. Pessoas que viram seus casamentos terminar de maneira cruel. E muitas outras histórias. E ainda assim, todas têm uma coisa em comum –encontraram seu caminho na estrada do louvor. Não apenas esse é o lugar de maior honra a Deus para se estar nesses tempos – é também o mais seguro e mais sábio. Muito obrigado a todos que nos enviaram essas histórias pelo caminho.

Então, aí vai um rápido pensamento para os compositores. Não de mim, mas algo que Bono, do U2, disse. Falando de composição, ele disse que “você pode ter 1000 idéias, mas a não ser que você capture uma emoção, tudo que você vai conseguir é uma redação”. Que grande pensamento. Pode ser tão fácil gerar idéias para uma música - e formar algum tipo de tema. Mas se é apenas um mero exercício cerebral, o ato de compor não vai ser nada muito proveitoso. Canções baseadas na Verdade irão sempre ter valor, mas ir além, se essa Verdade for dita com paixão, propósito e emoção, ela será ainda mais eficaz. Quando escrevemos uma canção de adoração, não estamos apenas informando algo às pessoas. Queremos de fato expressar as inspiradoras maravilhas de Jesus, e descrever como nossos corações, mentes e almas respondem quando vão de encontro a essas coisas. Dê uma olhada nos Salmos: essas canções estão cheias de paixão e emoção, derramadas na mais profunda adoração, intercessão e louvor que você jamais irá encontrar. Elas são construídas na Verdade, e transbordam emoção. Então aí está – um pequeno pensamento sobre composição, por cortesia do Bono."

Um forte abraço,

Duda

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Uauuu. Essa foi boa mesmo! Matt acabou de ganhar alguns pontos comigo citando o Boninho, para os íntimos. O cara foi no ponto. Valeu mais uma vez por essa tradução!

2:37 PM  
Blogger Poliane Latta said...

Eaew, Mano!!!!!

Quem não é fã do Bono?? E cada vez mais que leio sobre ele ou o que ele diz... hehehe... Fico cada vez mais impressionada!! Enfim... Que Deus continue a iluminar o caminho dos compositores e no caso do EM&B está radiando as luzes do amor do Senhor!!

Mudando de prosa... Kd o seu nome inscrito na gincana da blogosfera?? Conto c a sua participação, viu??

Blessings

2:00 AM  
Blogger Fabiano Valeriano said...

Bono, sempre ele...

Redman, me surpreendendo a cada dia...o último CD é o que há!

Excelente post Duds!

Abçus!

11:45 AM  

Postar um comentário

<< Home