30 novembro, 2007

10.000

Está chegando. O visitante de número 10.000 por favor, dê um print-screen e nos envie a tela por e-mail: eduardomanoebanda@gmail.com. Vamos pensar em algo.

EDIT: Aparentemene alguém comeu mosca. Se ninguém se manifestar, o escolhido será o último comentarista do blog (que eu já sei quem é).

29 novembro, 2007

Cosmorama, 26.11.07

Domingo passado estivemos, eu e o Léo, em Cosmorama.

Cosmorama é no Rio, pra quem não sabe.

A PIB de Cosmorama (ou Nave Cosmorama) é capitaneada pelo pastor Vlad, que além de gente boa, é um cara muito antenado. E prega bem. A galera que congrega na Igreja chega junto com as idéias do pastor: todos são engajados na Igreja e antenados com o que acontece no mundo ao redor.

Fomos convocados para ministrar o louvor nos cultos da manhã e da noite, e quem nos acompanharia seria a banda de lá.

O dia começou com nossa ida, a incríveis 150Km por hora. Na Avenida Brasil. Num Peugeot 106. 1.0. Pode perguntar pro Léo.

Chegando lá, fizemos como o papa: beijamos o solo sob nossos pés e tivemos a certeza de que a vida é realmente muito bela. Após esse ritual, fomos tomar café da manhã, excelentemente produzido pelas irmãs da Igreja. Depois ensaiamos, decidimos as músicas e tocamos. O culto foi uma grande benção e a devoção expressada pelos irmãos da Igreja é contagiante. Tivemos a graça de participar de u culto de batismos, o que nos faz ver como o Espírito de Deus é atuante em nosso meio hoje, trazendo à mesa do Senhor aqueles que Ele adota como filhos.

À tarde fomos levados para a casa dos irmãos Bruno e Aleir. Bruno tocou guitarra conosco (e o cara é MUITO bom). O apartamento deles é próximo à Igreja e lá fomos recebidos com uma mesa farta. E quem é gordo sabe como uma mesa farta é bom.

Após tão regado almoço, pudemos descansar e assistir às maravilhosas aventuras de Lilo e Stich no Disney Channel, o que nos preparou para o culto da noite.

Tão bom quanto pela manhã, nosso tempo de adoração ao Senhor foi especial. Estávamos todos envolvidos na atmosfera de louvor e da presença de Deus e com certeza o Espírito de Deus nos tocou de uma maneira especial.

Após o culto tivemos a grata surpresa de sermos “escolados” por um oficial do BOPE. Foi muito interessante conversar com ele sobre o que é e o que não é verdade no filme, além de saber que Deus tem operado naquele meio, e que pessoas que outrora eram conhecidos pela brutalidade, hoje são servos do Senhor. Mas isso é assunto para outra hora.

Mais uma vez, agradecemos ao pastor Vlad pelo convite. Com certeza Deus fará com que nossos caminhos se cruzem novamente no futuro.

Duda

E eis as fotos...


Eu e Léo, aparentemente meu irmão


mais uma vez eu e o Leo, aparentemente - pra não perder o hábito -, meu irmão

23 novembro, 2007

Fim de semana agitado (post pelo Léo)

Copiando o post do novo blog do Léo.

Sexta
"A alegria está no ar", como diria qualquer palhaço animador de festa infantil. Hoje é dia de demostrar todo o meu amor e amizade ao Fabs fazendo todo o tipo de maldade com o pobre coitado. Toda a corja de carrascos do Orla estarão prontos a chicoteá-lo exaustivamente em razão de seu último dia como homem solteiro. Ele jura que se casa de Allstar. Eu juro que pago pra ver, apesar de não duvidar.

Depois do futebol (eu vou ao futebol! Nem eu acredito, na verdade) estaremos no matadouro aguardando o cordeiro. O menino Fabiano foi muito mal na despedida de solteiro do Guga. Hoje é dia da vingança.

Sábado
Fabs e Renata se casam. Poderia dizer que conheci Fabiano por acaso, se não tivesse certeza absoluta que foi o próprio Deus quem nos colocou frente a frente. Mais de um ano se passou desde aquele primeiro dia de reunião na casa do Jeff e Fabiano tem se tornado um grande amigo. Pra quem não os conhece, ambos são designers e ambos são envolvidos com a música no Orla, debaixo da liderança do próprio Fabs.

Domingo
É dia de visitar o lugar com o nome mais style que eu já conheci. Cosmorama. Remete a desenhos futuristas como "Os Jetsons", ou a uma terra meio neo-hippie. Quando eu ouvi "Cosmorama" pela primeira vez eu imaginei uma comunidade vegan alternativa cheia de caras como o Zion. Seria divertido, mas não é nada disso, (in)felizmente. O Duda vai tocar eu vou de incherido, fazer um som também. O John também estará com a gente. Então, se você quiser me dar um aperto de mão, pegue o primeiro cometa pra Cosmorama e apareça por lá!

Não posso dizer o mesmo a respeito de hoje... mas de resto, estarei lá.

Orem pelo Fabs e pela Renata, nessa nova etapa.

15 novembro, 2007

Confissão de Fé

Não dá para ser cristão se você abrir mão de alguns pontos fundamentais. Um desses pontos é a suficiência e autoridade das Escrituras. (Na verdade, se você crê nesse ponto, já crê por tabela nos outros, uma vez que TODOS são fundamentados na Bíblia.) Outros pontos seriam o nascimento virginal, a deidade (divindade) de Cristo – que foi 100% homem e 100% Deus, não pecou e por isso é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, a morte e ressurreição como eventos históricos sem paralelo na... hummm... história, o advento do Espírito Santo, os milagres.

Eu admito que uma pessoa possa ter dúvidas quanto à ocorrência ou não desses fatos. Sério, juro que admito. O que não admito é que toda uma teologia seja fundamentada na “benção” da dúvida, ou seja: “duvidar é bom, sejamos assim, duvidemos sempre!”. Dúvidas devem ser tiradas, extirpadas, através da leitura bíblica, oração, jejum e conversas com um pastor (de preferência um que seja crente e tenha um bom entendimento da Bíblia – sei que esses ainda existem).

Se o indivíduo tem alguma dúvida a respeito do que falamos no primeiro parágrafo, ele deve ter dúvidas também quanto à sua salvação. E daí amiguinhos, a coisa fica complicada, pois quem nos dá essa certeza é o Espírito Santo de Deus. E onde há um, o outro não deveria existir.

Mas continuando... não dá pra começar movimentos dentro da Igreja se não for pelo poder do Espírito e pela direção de Deus. E um movimento que exalta a dúvida não tem Deus. E se não tem Deus, ele pode até durar, mas é vento de doutrina, semente maligna e desvio aos que estão no Caminho.

Negar ou ter dúvidas quanto a soberania, onisciência, onipresença e onipotência* de Deus não é ter ou viver uma espiritualidade diferente. Isso é, sim, outro evangelho, e esse, como vocês todos sabem, é Anátema – amaldiçoado.

Tem gente que atribui a culpa desses desvios à pós-modernidade. Isso é besteira. A culpa disso é dos líderes e liderados que não tem coragem de pegar suas inseguranças e entregá-las de vez aos pés da Cruz e esperar em Deus por uma solução. Antes, preferem placebos. E placebos, embora tenham um efeito psicológico temporário, não solucionam a questão maior. São apenas farinha.

Duda

Não sei se o lugar desse texto é aqui. Mas muitas das vezes que a banda vai tocar em algum lugar, somos também convidados para levar a palavra, isso está de acordo com o que, como banda, cremos... então, por enquanto, está aqui. Mas planejo algumas novidades, e entre elas está o início de uma nova “casa” para textos como esse e outros na mesma linha. Fica pro futuro próximo.

* Por soberania, já deveríamos entender que Deus é onisciente, onipresente e onipotente - atributos dados somente a Deus -, mas a ênfase está em admitirmos que Deus detém estes atributos simultaneamente em todas as épocas. Ele foi no passado, é no presente, e será no futuro. Além disso, Deus não permite que as coisas futuras aconteçam ao acaso: Ele as conhece previamente e, de fato, as determina.