03 maio, 2007

Recursos Reformados, nº 1

Com o intuito de equipar e instruir o corpo de Cristo e aqueles que O servem através da Palavra e do Louvor, gostaria de indicar alguns sites repletos de recursos. Todos estão em inglês, mas em tempos de Google, e do tradutor de páginas que eles têm, nada é impossível.

Todos os sites são Reformados. Isso quer dizer que seus textos, mensagens e artigos são baseados, em primeiro lugar, na inerrância e infalibilidade da Bíblia e em segundo lugar, nas doutrinas da Graça de Deus.

Aproveitem.

DESIRING GOD

O ministério do Pr. John Piper tem como fundamento, grosso modo, o hedonismo cristão. Isso pode soar absurdo para você, mas a idéia é a seguinte: Um hedonista é alguém cuja vida é direcionada única e exclusivamente para obter prazer e alegria, seja qual for a forma. Já a idéia do Pr. Piper, em suas próprias palavras, é a seguinte:

“Meu curto sumário do Hedonismo Cristão é: Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos Nele.

Todos nós fazemos um deus daquilo que nos dá mais prazer. Hedonistas Cristãos querem fazer Deus seu Deus ao buscar o maior prazer – o prazer em Deus.

Por Hedonista Cristão, não queremos dizer que a alegria é nosso maior bem. Queremos dizer que buscar pelo bem maior irá sempre resultar em nossa maior alegria no final. Deveríamos buscar essa alegria, e buscar com todas as nossas forças. O desejo de ser feliz é um bom motivo para cada boa ação, e se você abandonar a busca pela sua própria felicidade, você não poderá amar ao seu próximo ou agradar a Deus.”


No site você encontra as mensagens dominicais pregadas na Igreja, newsletters, busca de textos por temas ou passagens bíblicas, mais de 20 anos de mensagens do Pr. John Piper disponíveis em mp3 e, o mais legal, muitos dos livros que ele escreveu disponíveis, integralmente, no site (sim, de graça).

Sugiro que você grave o site nos seus favoritos.


THE RESURGENCE

Como o site diz, Resurgence é um movimento que dá recursos a múltiplas gerações de forma que possam viver para Jesus e efetivamente alcançar suas cidades com o Evangelho, ao manterem-se culturalmente acessíveis e fies às verdades bíblicas.

O site, que é formado por blogs escritos por Mark Driscoll (presidente do movimento e pastor da Mars Hill Church, em Seattle), Anthony Bradley, Matt Chandler, Eric Mason, Gary Shavey e Ed Stetzer, além de contribuições externas (como o próprio John Piper). Todos são teólogos, palestrantes, professores de seminários e pastores.

De todos eles, o que mais admiro e conheço é o Pr. Mark Driscoll. Ele era ligado ao movimento da Igreja Emergente, e era muito amigo de um dos mentores do movimento, Brian McLaren. No entanto, ao ver que a I.E. estava muito (e bota muito nisso) distante das verdades fundamentais da Bíblia, ele se afastou e se tornou um dos críticos do movimento. Ele é um autor de qualidade e um grande (e controverso) conferencista.

O site é dividido em três seções básicas (“Teologia”, “Evangelho, Cultura e Igreja” e “Plantação de Igrejas”), além dos blogs individuais de cada um dos pastores citados. Como você poderá reparar, eles têm um foco muito grande em missões e evangelismo, o que no meio reformado é o equivalente atual do ministério de Charles Spurgeon.

Vale a pena conferir e adicionar aos favoritos.


WORSHIPMATTERS

Bob Kauflin cantava, nos anos 70 e 80, no conjunto vocal/instrumental GLAD. Em 84 ele saiu do conjunto e dedicou-se ao ministério pastoral de diversas Igrejas do Ministério Sovereign Grace. Hoje, ele serve como Diretor de Desenvolvimento de Adoração para o mesmo ministério, e equipa outros pastores e ministros dentro e fora da Sovereign Grace.

Seu site, worshipmatters.com, funciona como um blog. Lá há uma parte chamada categorias (terceiro item do menu, à esquerda), onde você pode ir direto a um assunto de maior interesse. Há, por exemplo, a sessão Q & A (Questions and Answers), onde ele responde a perguntas feitas a ele por e-mail, todas as sextas-feiras.

Adicione-o aos seus favoritos e seja feliz!

Na semana que vem, nos Recursos Reformados, veremos alguns sites exclusivamente brasileiros.

Abraços!

Marcadores: , ,

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito bom o site do Pipper! Já estou lendo alguma coisa.

Uma sugestão:

Você poderia traduzir alguns artigos ou as idéias centrais como fez com aquela matéria do Passion na Chistianity Today!

E já atualizeo o post com o tal de Meme! hehe

Abração!

11:59 AM  
Blogger Eduardo Mano said...

Everson
Vc é praticamente um fiel escudeiro... hehehehe... comenta em 3 de cada 5 posts, basicamente. Muito obrgado pela sua constante participação.

O site do Piper é excelente. Quanto às traduções, elas vão rolar sim, aguarde! Você será um dos primeiros a saber, pode ter certeza disso.

E também não me esqueci dos vídeos da banda. Logo logo, tereos algo disponível.

abraço!

1:01 PM  
Blogger Gustavo Nagel said...

Então. Eu deveria ler mais do Piper mesmo. Ainda não dei a devida atenção ao Resurgence. E o último eu nem conhecia. Assim que sobrar um tempo por aqui eu apareço por lá.

Um abraço aos amigos.

9:50 AM  
Blogger Raphael Rap said...

E aí Eduardo, tranquilo?

Cara, alguns não me agradaram, o conceito de hedonista pelo Piper apresentado não se resume a busca única pelo prazer e alegria e bate de frente com algumas recomendações de Paulo...

Diz aí esse Mark Driscoll tem algum parentesco com um cara chamado Phil Driscoll, trompetista?

7:57 AM  
Blogger Eduardo Mano said...

Raphael,

Muito obrigado pela visita!

Não fique apenas nessa introdução ao hedonismo cristã que eu coloquei aqui. Vá até o site e dê uma olhada nos recursos. Em especial, dê uma olhada no livro (disponível online, gratuitamente) "Desiring God". Lá dá para ter uma melhor visão da proposta dele... Quanto ao desencontro entre suas idéias e a teologia Paulina, dê uma olhada nos recursos disponíveis no site (textos, mensagens, artigos...), pois grande parte da teologia do Piper (bem como a teologia de todos esses recursos) é baseada nas Plalavras de Cristo em nas cartas paulinas.

O Mark não é irmão do Phil... :)

Um abraço cara! Volte sempre! heheheheh

9:09 AM  

Postar um comentário

<< Home