25 fevereiro, 2008

Pr. Xavier

Desde sexta-feira à tarde, o Pr. Xavier, que estava nas mãos de Deus, se encontra em Seus braços.

“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” Pois “na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.” (1º Coríntios 15:55,20)

Orem por sua família e Igreja.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Realmente triste o falecimento desse homem de Deus. Mas noso conforto está na fé de que o Pr. Xavier encontrou-se face a face com Deus e ouviu dele: Vinde, bendito do meu Pai, para o Reino que está preparado para você desde a fundação do mundo.

Outra coisa, Eduardo,
hoje li um de seus escritos anteriores (29 Setembro, 2007) e vi lá sua afirmação: "Um pouco de história: em recentes pesquisas, tem-se descoberto que na verdade, o principal fundador do Metodismo não teria sido John Wesley, mas sim George Whitefield...".

Eu tenho um carinho muito especial pelo George Whitefield e posso lhe assegurar que embora ele tenha uma contribuição importante, não foi ele quem "fundou" o metodismo. Ou seja, a afirmação não é verdadeira.

Mesmo num blog - um espaço informal - não devemos fazer afirmações que confundem e que não correspondem à verdade. Nem mesmo em tom de brincadeira. Claro que nã é "pecado", proibido ou tabu falar sobre isso, mas você ao falar de pesquisas, deve citar as fontes.

Confesso que fiquei, na condição de cristão metodista, pesquisador e escritor, muito curioso para saber que "recentes pesquisas" são estas afinal.

Um grande abraço,

Ronan Boechat de Amorim

10:47 PM  
Blogger Eduardo Mano said...

Ronan,

A ida de Xavier foi uma grande perda, que será sentida por muito tempo, mas através de suas pastorais e cartas (que podem ser encontradas no site da Igreja Batista Memorial da Tijuca), podemos perceber que sua voz ainda ecoará.

Quanto ao seu comentário a respeito do metodismo e de Whitefield, concordo com você. Não deveria ter dito nada sem citar a fonte. E como não as tenho mais (em tempo: as fontes eram artigo que li no seminário, e sinceramente não me lembro onde estavam disponíveis), vou corrigir a entrada no blog.

De qualquer forma, gostaria de dizer que não escrevi por piada. Este não é um espaço para piadas ou brincadeiras. Falar da vida de grandes homenes de Deus do passado é uma reverência ao Deus da Glória que usa homens pecadores em todos os tempos.

Sou batista e reformado, o que me alinha ao pensamento de Whitefield, que era calvinista. Entretanto, admiro muito o trabalho e a vida dos irmãos Wesley (principalmente Charles, que era músico) e tenho muitos (muitos mesmo) amigos metodistas. Nunca escreveria algo que pudesse macular a denominação (à época em que decidi fazer seminário, minha primeira opção era, acredite se quiser, o Bennett).

Mais uma vez me desulpo com o irmão.

um abraço,

Eduardo Mano

10:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eduardo, obrigado pela pronta resposta. Obrigado também por sua compreensão.

Não se trata de "defesa" da denominação ou coisa assim, mas da correção de uma informação que, ao meu ver, não é procedente, pois desinforma. Sou metodista de coração, mas meu compromisso é com Jesus e seu Reino. Sou metodista e isso implica em reconhecer que Deus tem um povo maior que os que congregam sob o jeito metodista de servir ao Senhor: há meus irmãos batistas, o povo maravilhoso da Assembléia de Deus, da Presbiteriana, da luterana...

Eu fui aluno no Mestrado de Teologia do Batista do Sul e tive ali o privilégio de conhecer e conviver com pessoas maravilhosas, tanto professores quanto alunos e alunas. Gente que mora no meu coração e faz parte de minhas lembranças, carinho e oração.

Volte à Metodista de Vila Isabel e será bem-vindo. Irmãos e irmãs são sempre bem-vindos.

Ronan Boechat de Amorim
Pastor da Igreja Metodista de Vila Isabel

7:56 PM  
Blogger Gustavo Nagel said...

A afirmação de que seria Whitefield e não Wesley um dos principais líderes metodista, se não me engano, é feita por Lloyd-Jones em uma de suas palestras publicada no livros Os Puritanos. Vou conferir no livro e trago as palavras exatas de Lloyd-Jones.

11:07 AM  
Blogger Gustavo Nagel said...

Aqui estão elas. Falando sobre o Grande Despertamento, Martin Lloyd-Jones, numa palestra em 1964, diz o seguinte:

"...Muito bem; em tudo isso George Whitefield foi o líder, o primeiro. Aí é onde a negligência de que este homem é objeto, e a correspondente proeminência exagerada de John Wesley é tão escandalosa. Não me entendam mal. Não estou apenas me entregando a uma espécie de controvérsia. Esta é uma questão de pura justiça, de sinceridade e de veracidade. Aí é onde negligenciar Whitefield é tão errado, e tão deplorável; porque em todos os casos que vou apresentar-lhes, George Whitefield foi o primeiro.

Ele foi realmente o primeiro a ser convertido. O autor do livro que acabei de citar refere-se a Whitefield como “convertido de Charles Wesley em Oxford”. Estes são os fatos –– George Whitefield foi convertido em 1735, ao passo que Charles Wesley não foi antes de 1738. Naturalmente, o que aquele autor quer dizer é que, quando Whitefield foi para Oxford, Charles Wesley e alguns outros já tinham dado início ao Clube Santo, e Whitefield foi convidado para ir às reuniões. O primeiro deles a ser convertido na Inglaterra foi George Whitefield, em 1735, o mesmo ano em que Howell Harris e Daniel Rowland foram convertidos em Gales. Assim, mesmo ali, o primeiro foi ele.

Mas, depois, ele foi o primeiro deles a começar a pregar o verdadeiro evangelho de maneira despertadora. Whitefield começou a fazer isso em 1736, e um dos seus períodos mais grandiosos foi o ano de 1737; ao passo que todos nós sabemos que os irmãos Wesley só começaram a pregar num sentido realmente evangélico depois do mês de maio de 1738. De modo que Whitefield está à frente deles todos, em toda a linha. Em 1737 ele estava reunindo grandes multidões aqui mesmo, na cidade de Londres, com resultados assombrosos.

A seguir, toda gente sabe que uma das grandes características daquele avivamento foi a pregação ao ar livre. Estes homens pregavam a multidões imensas, a vinte mil pessoas, e freqüentemente a muito mais. Quem foi o primeiro a pregar ao ar livre? A resposta é sempre a mesma –– George Whitefield foi o primeiro a pregar ao ar livre, e teve enorme dificuldade em persuadir tanto John como Charles Wesley a fazerem o mesmo. Ele os precedeu vários meses neste aspecto, e exerceu grande pressão sobre eles para persuadi-los a segui-lo. Portanto, vocês vêem, ele é o líder, o pioneiro, o primeiro em todos os aspectos.

Ele foi primeiro, também, a organizar sociedades –– sociedades religiosas. Ele também foi o primeiro nas obras beneméritas. Existe uma escola metodista muito famosa, chamada Kingswood School, para a qual muitos ministros metodistas enviam os seus rapazes para receberem educação. Ela foi iniciada como uma escola para crianças pobres, filhos de mineiros e outros. Quem fundou a Kingswood School? George Whitefield. Sempre George Whitefield na vanguarda; ele era o líder. A esta altura, espero ter convencido vocês de que o meu protesto contra esta afrontosa negligência para com este homem é mais que justificado.

Contudo, em acréscimo a tudo isso, foi ele que levou o avivamento religioso de Gales a dar frutos. Ele foi de fato o primeiro moderador do que hoje se conhece como Igreja Presbiteriana de Gales. Costumava ser reconhecida como Igreja Metodista Calvinista Galesa. Whitefield foi o primeiro moderador dessa Igreja, em 1743. Devemos ser precisos. Creio que se tornou moderador por esta razão: havia aqueles dois grandes homens e grandes pregadores em Gales –– Daniel Rowland e Howell Harris –– e o problema era qual dos dois deveria ser o primeiro moderador. Bem, os ingleses têm muitas utilidades e nessa ocasião um deles foi muito útil! Resolveram o problema concordando em que nenhum dos dois galeses seria o primeiro moderador, e puseram o inglês no cargo. Os dois galeses deleitaram-se em saudá-lo como moderador dessa primeira Associação Presbiteriana de Gales."

11:25 AM  
Blogger Paulo S S C Castro said...

A Paz, Gostaria de Convidar você a participar da Votação!!

O 1° Concurso de Bandas Gospel Independetes Via Blog CLIP GOSPEL MUSIC
esta na Final e você pode votar e eleger a banda vencedora!! Entre Participe!!

(Do dia 08/03 A 15/03)

www.clipgospelmusic.blogspot.com

Deus te abençõe

5:53 PM  

Postar um comentário

<< Home