05 julho, 2007

5ª Teológica






Eu não sei o quê você sente em relação à Teologia da Prosperidade, mas eu vou lhe dizer o que eu sinto: ódio.

Isso não é o Evangelho. E está sendo exportada deste país (EUA) para a Ásia e a África, vendendo um cardápio de benefícios aos mais pobres dos pobres. Eles dizem: “Creia nessa mensagem e seus porcos não irão morrer, e sua esposa não terá abortos, e você terá anéis em seus dedos e casacos nas suas costas”.

Isso está saindo da América. Pessoas às quais nós deveríamos dar nosso dinheiro, nosso tempo e nossas vidas, ao invés de vender a eles um monte de esterco que eles insistem em chamar “evangelho”.

E esta é a razão pela qual a Teologia da Prosperidade é tão horrenda. Qual foi a última vez na qual um americano, um africano ou um asiático jamais disse que Jesus é totalmente satisfatório por causa da BMW que possuía?

Nunca.

Eles dirão: “foi Jesus quem te deu isso? Eu aceito esse Jesus!”

Isso é IDOLATRIA. Isso não é o Evangelho. Isso é colocar os dons acima de quem deu os dons.

Eu vou te dizer o que faz Jesus parecer lindo.

É quando você bate seu carro e sua filhinha voa através do pára-brisas... e cai morta na rua... e você diz, em meio a mais profunda dor possível: “Deus me é suficiente. Ele é bom, Ele cuidará de nós, Ele irá nos satisfazer, Ele nos fará passar pos isso. Ele é nosso TESOURO. A quem tenho eu no céu além de Ti? E na terra, não há nada que eu deseje mais que a Ti. Minha carne e meu coração e minha filhinha desfalecem, mas Tu és a força do meu coração, e a minha porção para sempre.”

Isso faz Deus parecer Glorioso. Como Deus. Não como alguém que dá carros, segurança ou saúde.

Oh, como eu oro para que o Rio de Janeiro seja liberto de Teologias que enfatizam a saúde, a riqueza, a prosperidade; de fato, que o Brasil seja liberto. E que a Igreja Cristã seja conhecida por SOFRER por Cristo.

DEUS É MAIS GLORIFICADO EM VOCÊ QUANDO VOCÊ ESTÁ MAIS SATISFEITO NELE EM MEIO À DOR E POBREZA, E NÃO EM MEIO À PROSPERIDADE.

(Essa á a transcrição de uma mensagem em vídeo de John Piper, pastor batista americano, traduzida e adaptada, onde foi necessário, por Eduardo Mano)

--

A 5ª Teológica acontece, obviamente, toda 5ª feira. Você pode enviar dúvidas teológicas e bíblicas para o e-mail eduardomanoebanda@gmail.com. Além das dúvidas, publicaremos, artigos, estudos, ensaios, mensagens e o que mais crermos que for para a edificação do Corpo de Cristo.

6 Comments:

Blogger Leonardo said...

posta um link pro video aí pra gente, cara...

9:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, adorei a iniciativa, vou fazer a minha pergunta...porque 5ª? Porque não na terça ou na quarta?...rs..brincadeira, a pergunta é outra...

Gostaria que a comissão da 5ª Teológica me ajudasse com uma dúvida recorrente. O que seria autoridade pastoral?

O vocacionado ao ministério da palavra e do cuidado recebe de Deus uma responsabilidade maior entre os demais membros de sua congregação? E o seu valor entre os demais, o peso de sua palavra, ou sua visão sobre as coisas de Deus e do "mundo", são especiais ou iguais a de qualquer outro? Ele deve ser obedecido ou tratado como igual?

Pergunto porque quando olho a realidade vejo homens iguais, pretensamente especiais....

Valeu, fiquem com Deus

3:56 PM  
Blogger Fábio Aguiar said...

Duda concordo contingo de que vivemos uma realidade na qual "teologias equivocadas", como a da prosperidade, se espalham pela sociedade.

Entretanto, vou um pouco além e afirmo que todos, nesta sociedade de espetáculo e consumo, nos apegamos a "teologias" nas quais Deus é apenas um acessório e não mais o centro.

Por que afirmo isto? Porque se ele realmente estivesse no centro de nossos corações teríamos outra postura, que não a apatia, frente à injustiça desta terra.

Que o Senhor nos ajude, a começar por mim, a nos relacionarmos de forma adequada com ele para que tenhamos teologias que realmente nos instiguem a proclamar e viver as boas novas do alto de forma integral.

Um abração,

Fábio Aguiar.

Espero uma visita em meu blog. fiz algumas mudanças por lá.

11:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

moss concordo demasi com piper a primeira vez que ele pregou eu ja sentia esse odio que dava medo mas percebi que era isso mesmo, odeio demais essa teologia falsa,como sempre um post categorico!!!

3:46 PM  
Blogger Raphael Rap said...

Legal cara, muito boa a iniciativa...

Quanto ao assunto... lancemos fora tudo aquilo que vier transviado com roupa de evangelho pleno quando na realidade prega falsas notícias...

11:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

Obrihado por ter linkado o nosso blogue irmão

Deixa-me te dizer que amei esse vídeo... muito tocante!

Parabéns e que Deus continue dando força pra vocês

5:18 PM  

Postar um comentário

<< Home