09 outubro, 2008

Livros e CDs

Ok, acho que nunca falei desse tópico aqui no blog, então vamos lá.

Eu gosto muitíssimo de ler. É normal eu ler mais de um livro de cada vez. Tem sido assim desde que entrei para a Faculdade, há 10 anos atrás. Na época, lia muito sobre Comunicação e Marketing (para quem não sabe, sou formado em Publicidade), mas logo que comecei a trabalhar, e passei a gastar mais tempo em trânsito do que de costume, comecei a ler livros cristãos. Nessa época lia muito Max Lucado e Philip Yancey (os quais não leio mais, por opção). Em 2002, senti-me vocacionado ao ministério mas só em 2005 entrei para o seminário. Em 2002/3, comecei a ler alguns livros de teologia. Em 2004 tomei conhecimento da doutrina chamada reformada, e desde então minha predileção tem sido por autores desta linha.

Um gosto que se manteve em todo esse tempo foi pelo tema Adoração. Tenho uns 20 livros só sobre esse tema, desde os mais "cabeludos" (aquele escrito pela menina que canta diante do trono) até alguns bem pesados, como Adoração Bíblica, do dr. Russell Shedd.

Todo esse preâmbulo foi pra escrever um pouco sobre os livros que estou lendo atualmente. Como exercício, vou me limitar a um micro-texto de 3 a 5 linhas para cada título. Eis os volumes:



Ortodoxia, G.K. Chesterton (Ed. Mundo Cristão):
Às vezes é difícil acompanhar a linha de raciocínio de Chesterton, mas a leitura é muito agradável, mesmo quando ele detona os reformados. Excelente conteúdo e argumentação.

Música Cristã Contemporânea, Sandro Baggio (Ed. Vida)
Ótima pesquisa histórica a respeito das raízes da música gospel original. Boa divisão de temas. Leitura fácil e agradável, conteúdo excelente.

Cristianismo Verdadeiro, William Wilberforce (Ed. Palavra)
Wilberforce foi um dos pai do abolicionismo na Inglaterra, e embora o livro fale mais sobre práticas de conduta e vida cristã, percebemos claramente a piedade do coração desse homem. Péssima diagramação e tipologia, no entanto.

A Maldição do Cristo Genérico, Eugene Peterson (Ed. Mundo Cristão)
A primeira parte é bem lenta, embora o livro sejam muito bem fundamentado e escrito. Creio que há algumas (poucas) lacunas no pensamento de Peterson, mas come on, eu sou apenas um seminarista e tenho muito a aprender ainda.

Sobre os CDs, não tenho como colocar fotos de toda a coleção aqui, mas me orgulho muito desta parte aqui...



Em especial do Se eu Fosse Contar...

até mais (novamente),

Duda

Marcadores: , , , , ,