28 novembro, 2008

agenda

Num arroubo* de alegria, comunico que nossa agenda agora está aí, em toda a sua glória HTMLística e Arialística. Não zombem - meu forte não é web, e tô achando lindo.

Está aí na direita, logo abaixo do menu.

:)

a direção.

*[Dev. de arroubar.]
S. m.
1. Arrebatamento que extasia; êxtase, enlevo, encanto, arroubamento:

Notas



Os comentários estão sendo respondidos, me desculpem a demora para tanto. Essa semana foi realmente complicada.

Estou ouvindo o EP aqui em casa. Ora qual, o meu! Devo dizer... tenho muito orgulho do que fizemos.

Estaremos saindo (se tudo der certo) (eu, minha esposa e mais algumas pessoas) daqui a algumas horas para Friburgo, onde participaremos do retiro Intensidade '08, retiro da equipe de adoração de minha Igreja. Creio que serão momentos muito bons na presença de Deus.

Este mês tínhamos 5 eventos marcados para participar. 3 foram desmarcados. Os dois que sobraram são os seguintes:

07 de dezembro
Igreja Orla Rio
10:30 da manhã
Praia de Botafogo, 158 (auditório da Uni IBMR)
(clique aqui para ver a divulgação do evento)

07 de dezembro
Igreja Batista em Neves
19:00 da manhã
maiores informações ainda por vir

É isso!

25 novembro, 2008

frustração



Estou me sentindo um pouco frustrado.

Acho que o pior efeito da frustração é que justamente nesse momento, você acaba enxergando as coisas com maior clareza. Pense bem: quando vai tudo às mil maravilhas, você não pensa em pormenores, nas pequenezas do dia-a-dia que efetivamente podem te trazer para baixo.

Mas, enfim, sei exatamente a razão desse inglório sentimento. Sinto-me frustrado por não ter dado a devida atenção ao estudo da Teologia como deveria ter dado, o que me levaria à formatura ainda este mês, o que certamente não vai acontecer. Sinto-me também frustrado por não conseguir visualizar claramente onde Deus me quer, e acho que isso pode ter alguma relação com minha displicência no curso.

Sinto-me (um pouco) frustrado por não viver exatamente aquilo que imaginei que estaria vivendo próximo ao 30 anos (you know, I'm 29...), embora Deus tenha excedido todas as minhas expectativas quanto à minha esposa, a maior bênção que Ele poderia ter dado a um desgraçado como eu. O melhor de Deus para o pior dos homens.

Esse sou eu olhando para dentro do meu mundo, que é cinza e pálido. Sei, por fato, que se olhasse para o mundo que Deus criou, colorido e vibrante, não só veria, como sentiria Sua Graça eterna e abundante... mas graças ao bom Deus que me entende mesmo quando eu não consigo entendê-Lo.

Bem... nem tudo são flores, mas elas ainda assim são lindas e estão por aí...

Duda (ainda frustrado, mas com boas perspectivas...)

24 novembro, 2008

Notas



Para quem ainda não viu, tornei-me colunista do site/blog Solomon1. Já tem dois artigos lá (que não serão, a priori, repostados aqui). Aconselho uma olhada em todo o conteúdo do site, mas caso queira um atalho para meu material, clique aqui.

Temos uma agenda "cheia" até o final do ano, que pretendo ainda hoje colocar aqui (falta confirmar alguns detalhes de uma ou duas datas). Fique atento, caso você more no Rio e curta o nosso som.

Se você curte o nosso som, baixou o EP e infelizmente não é do Rio, conseidere a possibilidade de nos levar até sua Igreja. Se você acha que vai ficar apertado, junte-se a outra Igreja. Juro que a gente não exige passagem de avião, nem estadia em hotel.

Ao que tudo indica, o Fluzão não será rebaixado, e se bobear, ainda entra na Sul-americana. Que venha o São Paulo.

19 novembro, 2008

Mallu Magalhães



O Cd da menina é legal, legl mesmo. Vale a pena. As letras... bem, são legais naquele esquema: não dizem muita coisa, meio psicodélicas. Tomara que a mídia não faça com ela o que geralmente fazem com quem faz sucesso rápido: logo deixam de lado. Se aos 20 (meu Deus, ela tem só 16), 25, ela ainda estiver mantendo o bom nível musical, a carreira dela há de durar.

Mas falando um pouco mais sobre o "meu Deus, ela só tem 16 anos", aparentemente não há problema (legal) no fato dela, igualmente aparentemente (embora ela já tenha dado umas declarações explícitas de paixão), manter um relacionamento com o Marcelo Camelo (30 anos). Mas como vocês sabem, eu sou moralista e acho estranho, para não dizer absurdo.

Fico pensando nas adolescentes de 16 anos da minha igreja. se elas aparecessem no culto de mãos dadas com um cara de 30, aposto que a galera juntava nele, isso se os pais delas já não tivessem juntado nela (o mesmo vale para o inverso, meninos de 16 com mulheres bem mais velhas - antes que me chamem de sexista). Mas como eles são artistas, vão falar que suas almas são compatíveis, que seu relacionamento é algo lindo e romântico, etc.

For me, it's just plain wrong. But she's got a really great record.

Mais sobre o assunto
Mallu Magalhães: "Estou totalmente apaixonada" - EGO, 18/11
Mallu Magalhães e Marcelo Camelo estão namorando, diz jornal - EGO, 15/11

18 novembro, 2008

grande pecado internetístico

Acabei de inventar uma palavra... acho.

E quero confessar um pecado: eu, apesar de acompanhar, não participo dos comentários aqui no blog. Ou melhor, não participava. Gostaria de publicamente pedir desculpas a todos vocês que têm empenhado seus preciosos minutos comentando e participando da interatividade aqui desse espaço. Eu deveria fazer o mesmo que vocês, embora em muitos momentos, eu tenha comentado nos blogs de alguns dos comentaristas.

Mas isso vai acabar, a partir de agora. Podem contar com isso, irei participar sempre que houver comentários, quaisquer que sejam.

Em tempos de 2.0, eu não poderia cometer esse erro. Mas entendam, eu ainda sou 0.5.

Seja lá o que isso quer dizer.

um abraço, vamos conversar.

Duda

Moral: Victor Vieira



O Victor hoje me chamou no Google Talk pra me dar uma notícia. Tlinho, ele não sabe que eu sou rato de blog, e a notícia que ele ia me dar, eu já sabie há, pelo menos, 12 horas: Victor colocou umas músicas novas em seu MySpace. Eu ouvi e gostei. Espero que o mesmo ocorra com você.

Ele não precisa de moral minha, eu é que preciso de uma moral dele. O cara tem um currículo musical bem legal.

Infelizmente não dá pra baixar as músicas, mas se a gente insistir, quem sabe ele não muda de idéia?

Victor é um amigo de internet, um dos poucos com quem ainda não tive o prazer de fazer um som junto. Talvez algo se concretize através de seu novo projeto... quem sabe?

vai lá e diga que eu mandei oi.

Duda

Marcadores:

Presbiterana de Vila Isabel, 18.11.08

Domingo à noite estivemos eu, Cadu, Sandro e Léo na Presbiteriana de Vila Isabel, a convite do Rev. Luiz Longuini, professor nosso no Seminário do Sul.

Queria começar dizendo que a Igreja é linda. Muito bonita mesmo. Em especial a porta principal do santuário, em madeira e vidro, trabalho extraordinário. Mas os detalhes não param aí. O palco, em tábua corrida, com uma elevação arredondada que nos aponta o caminho para os dois bancos, além do teto rebaixado com spots... lindo, lindo mesmo.

A igreja não estava cheia, há de ser admitido. Mas foi interessante tocar 8 músicas, sendo que 5 deconhecidas e 4 da banda, e ver que a galera gostou. O Rev. Longuini, por exemplo, gostou mesmo.

E mais, dos 19 CDs que levamos para vender, 18 se foram. Se lembrarmos que o material está disponível para download gratuito, isso é algo a ser levado em conta.

Bem, aprendi que tem gente que gostaria de saber quando e onde a gente vai tocar... então, a partir de agora, teremos uma agenda. Não sei ainda como, mas teremos uma.

No mais... aprecie as fotos!

15 de Novembro - Presbiteriana de Vila Isabel


abraço,

Duda

14 novembro, 2008

Happy Music

Música feliz para uma sexta-feira chuvosa no Rio.

Little Joy

A banda nova do Amarante é muito melhor (que me desculpem os puristas) que o Los Hermanos e igualmente superior ao trabalho solo do Camelo. Mas essa é minha opinião, e opiniões, como traseiros, temos todos.



Esse é o clip de Next Time Around. Gravado despretenciosamente (ao que tudo indica), vemos Amarante, Fabrizio Moretti e Binki Shapiro relaxadões, com seus violões à postos, e harmonizando lindamente. Me deu um sentimento meio nostálgico... quase a mesma sensação que tenho ao ouvir Because ou Sun King, dos Beatles. Ah, e se eu entendi bem, eles cantam uma pequena parte em português, o que é bem legal.


Little Joy - Next Time Aroud

Ok Go

Tá certo, esse clipe tem quase 1000 anos já, mas é bem divertido. Relembrem.


Ok Go - Here it Goes Again

Depois tem mais coisas. Até.

Duda

Marcadores: ,

12 novembro, 2008

3 x 0

Apesar de parecer placar de jogo de futebol, 3 x 0 é a prova de que Deus opera milagres nos dias de hoje.

É a prova de que Deus é soberano e justo, e que assegura para Si mesmo o direito de restaurar a vida daqueles que O amam.

3 x 0 é a manifestação da Glória de Deus na vida de uma família.

"Meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra". As verdades bíblicas são eternas.

Esse post não tem relação nenhuma com a banda, mas tem a ver com Deus. E esse blog, tem a ver com Deus, em primeiro lugar.

11 novembro, 2008

nosso primeiro cover

O Elly Aguiar, grande amigo nosso, mandou o link de um vídeo que ele gravou em sua Igreja, a Comunidade de Jesus em São Bernardo do Campo, São Paulo. A Igreja é pastoreada pelo Gerson Borges (com quem o Elly também toca baixo).

O Elly tocou a música Mais Chegado que um irmão, numa versão um pouco diferente da nossa:



Muito legal receber isso, ficamos emocionados. Elly, que Deus te abençoe, e ao teu trabalho também!

Divirtam-se,

Duda

Marcadores: , ,

10 novembro, 2008

perplexo

...então, ontem eu estava em uma livraria próxima à minha Igreja e acabei descobrindo que o livro The Reason for God, do pr. Timothy Keller, foi lançado em português pela editora Campus / Elsevier



Essa seria uma notícia muito boa, não fosse o preço do livro em português: R$ 68,00.

Isso não faz nenhum sentido. O livro, que é um grande sucesso nos EUA, tendo chegado ao 7º lugar na lista de livros mais vendidos do New York Times, deveria ter uma grande campanha de marketing para justificar parte do preço tão salgado, mas até onde eu saiba, não foi o caso.

Uma pena. Quem conhece o trabalho de Tim Keller na Redeemer Church de Nova Iorque sabe que há muita coisa boa sendo dita por ele.

Pessoal da Campus/Elsevier. Caso vocês leiam isso, saibam que quase 70 reais é um preço muito caro para um estudante de teologia e profissional autônomo. Portanto, aceito doações. :)

Eduardo

Marcadores: , ,

salmoamargo, #03

Ouve minha súplica, Senhor
Ajuda-me a entender os meus dias
Os que se dizem Seus
Não buscam prazer em Tua Palavra.
Antes, sua alegria está
Em escarnecer a Tua noiva.

Ouve minha súplica, Senhor
Vem ao encontro do meu triste coração
Pois deveríamos ser conhecidos pelo amor
E não pela cisma em nosso meio
E se não amamos ao nosso próximo,
Como iremos amar a Ti acima de tudo?

Ouve minha súplica, Senhor
Ouve meu grito silencioso
Converte nossos corações a Ti
Dá que busquemos a compreensão
A começar em mim,
A começar em mim.

Salmoamargo #03, Eduardo Mano

Marcadores:

07 novembro, 2008

Aquele que Me Ama

Música de Sérgio Pimenta. Gravada no disco Criação, do Grupo Semente.

A letra é extremamente simples:

"Aquele que tem
Os Meus mandamentos e os guarda
Esse é o que me ama

E aquele que me ama
Será amado por Meu Pai
E Eu também o amarei
E Me manifestarei a Ele"

Mas por mais simples que seja, é bíblica (leia João 14:21) e também é uma promessa clara de Cristo àqueles que... bem... guardarem Seus mandamentos.

Eu e os rapazes (nominalmente Cadu, Sandro e Léo) fizemos uma adaptação da música do Sérgio Pimenta. Um vídeo foi gravado dessa versão (sem o Léo, infelizmente), e ei-lo aí em baixo.


Eduardo Mano - Aquele que Me Ama (Sérgio Pimenta)

Eu tenho toda a noção do mundo que essa versão não faz juz à canção original do Sérgio, mas essa é a nossa contribuição para que o legado da boa música cristã permaneça. Não importa se ela foi escrita há mais de 20 anos, ela continua atualíssima, justamente por ser bíblica.

Um abraço,

Duda

06 novembro, 2008

Amy Grant - Time Again DVD



Assim como para o revBaggio, Amy Grant (péssimo, péssimo site) teve um papel importante na minha formação musical. Lembro-me de uma viagem Rio-SP de carro onde The Collection tocava constantemente no CD. Também me lembro de ouvir com certa constância o CD Lead me On. Além disso, tinha um CD ao vivo dela, o In Concert Volume II, que contém uma versão de What a Difference You've Made in my Life (em português, a clássica Jesus Cristo Mudou meu Viver).

Há algum tempo eu queria seu mais recente DVD, Time Again, e nesse sábado fui presenteado com o mesmo. A voz de Amy está fantástica, e a banda que a acompanha é excelente. Há um pequeno set no meio do show, onde ela toca algumas canções sentada em um sofá no palco (lindíssima composição de cenário) cuja seqüencia é ótima: In a Little While / Thy Word / My Father's Eyes / El Shadday. Simplesmente lindo.

Há ainda uma versão de Big Yellow Taxi, canção de cunho ambientalista dos anos 1970, escrita por Joni Mitchell, que ficou bem legal.

O ponto baixo fica por conta dos extras. Eu sou viciado em extras de DVD, e infelizmente, embora haja algumas coisas bem legais, não são lá expetaculares.

Eu aconselho fortemente a compra desse DVD. Primeiro pela beleza da gravação, e em segundo lugar pela força que Amy Grant tem na CCM. Vale a pena.

Duda

05 novembro, 2008

Notas



Muitas coisas legais acontecendo, então vamos logo ao que interessa

Links

Alguns amigos têm dado um apoio danado ao EP, e isso é muito legal. Em especial aqui temos as postagens do John Costa, que está de volta com seu novo (e melhorado) blog e do Jota Mossad, que também é amigo do John. Jota deu uma moral forte demais, tanto no seu blog quanto no Solomon 1. Eis os links:

John Costa
Jota Mossad
Solomon 1 - Esse é bem especial, pois teve direito a uma mini entrevista e a um press release semi- profissional.

Vídeos

Além dos vídeos que postei dois posts abaixo desse, temos mais alguns, que seguem:


Rina em Mim - Vineyard


Minha Estupidez - Eduardo Mano


Reinas Soberano - Eduardo Mano


Mais Chegado que um Irmão - Eduardo Mano

Para assistir nossos outros vídeos, acesse nosso canal no YouTube.

É isso... boa noite... boa leitura e Deus abençoe!

Duda


Tu me amas?



Durante uma aula de Aconselhamento Pastoral, começamos a discutir algo que me levou a pensar. A conversa girava em torno do texto de João 21:15 a 17. Eis o que ficou na minha cabeça. Pedro, ao final de seu “curso teológico” de 3 anos ao lado de Cristo, passou por uma prova final. Nessa prova, Cristo não lhe perguntou sobre sua convicção doutrinária a respeito da salvação, se ele cria no batismo por imersão ou por aspersão, ou ainda qual sua posição a respeito de questões escatológicas como arrebatamento e tribulação.

A pergunta que Cristo fez a Pedro foi simples (embora haja diferença de sentido no verbo amar usado no grego): Tu me amas? Uma pergunta assim, a gente até imagina que não tem como responder errado. Mas o que vemos no texto é que Pedro não sabia o que dizer:

15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.
(versão: Almeida Revista e Atualizada)

Como disse, há uma diferença de sentido no verbo amar que o texto em português não transparece. Afinal, se não houvesse tal diferença a gente pensaria que Pedro ficou triste pela insistência de Jesus em perguntar, quando na verdade, Pedro ficou chateado com sua própria condição de não poder amar a seu mestre da mesma forma como era amado. Não foi Pedro que mudou sua resposta, mas sim Jesus que mudou sua pergunta.

Jesus sabia o que estava no coração de Pedro, assim como sabe o que está no nosso. E quando nos damos conta disso, dá uma certa vergonha. Cristo vê minhas angústias e anseios, assim como meus desejos obscuros, vontades sórdidas e total depravação. E ainda assim, de alguma forma, mesmo sabendo de antemão qual será nossa resposta à pergunta “tu me amas”, ele dá que alguns de nós apascentem Sua Igreja.

No entanto, a questão que realmente ficou na minha cabeça é a seguinte: o que realmente importa para Deus, a primeira pergunta que Ele tem para nós, não é se eu acredito firmemente nos 5 pontos do calvinismo (nos quais eu particularmente creio), ou se sou um cristão pós-moderno e participante de todos os movimentos orgânicos e emergentes da Igreja. O que Ele realmente quer saber é isso: “tu me amas”?

Pensando bem, “tu me amas” sintetiza a forma como devemos pensar e viver nossa relação com Deus. Eu posso amar o Deus que me dá vida? Eu posso amar o Deus que criou os céus e a terra? Eu posso amar o Deus que permite calamidades e catástrofes? Essas todas são perguntas importantes, e precisamos tê-las em mente quando nosso amor for questionado.

Eventualmente, todo cristão um dia ouvira de seu Senhor essa pergunta. E eu posso garantir que, assim como Pedro, provavelmente tudo o que conseguiremos é dar a resposta mais honesta possível, e é justamente isso que Deus está à procura.

A realidade é que nunca iremos amá-Lo na mesma medida e intensidade que Ele nos ama. Seu amor nos constrange. Pense na parábola do filho pródigo. O filho voltou para casa, arrependido, mas ciente de que na casa de seu pai, nada faltava a seus empregados. Ele não tinha expectativa de ser recebido de volta na condição de filho. Mas quando o pai o vê, e corre ao seu encontro, o que vemos é amor puro, que constrange grandemente. O compositor Stênio Marcius tem uma letra sobre essa parábola, e seu refrão diz assim: “O seu amor é tão forte, mais do que o inferno e a morte, são torrentes que arrebentam o chão. Mais fácil secar os mares, apagar a estrela antares, que arrancar o amor do Seu coração”.

Nós não amamos como Ele, mas Ele tem amor de sobra. É nessa confiança que precisamos caminhar, rumo ao nosso lar.

04 novembro, 2008

Final-de-semana passado

Neste final de semana nós estivemos em duas Igrejas. E quando eu digo nós, me refiro a eu, o Sandro e o Cadu. O Léo não pode ir pois tinha outro compromisso m(sábado) e depois ficou doente. Mas ces't la vie.

Temos saído nesse formato redux por causa do EP, e a experiência tem sido boa. Não melhor nem pior que sair com a banda completa, apenas diferente. Ninguém espera ver três caras sentados, munidos apenas de violões e cajon para dirigir o louvor, não é mesmo?

Sem mais delongas, vamos ao resumo da ópera:

PIB em COSMORAMA, 01.11.08

A galera da Igreja nos chamou para lançar o EP por lá, num jantar celebrando o início do novo ciclo de Grupos Pequenos na Igreja.

Fomos (como sempre acontece lá) muito bem recebidos, desde o pessoal do transporte até o pessoal da comida. Para o lançamento do EP, eles montaram um cenário com sofá, mesa de centro, TV, estante de livros, algo que lembrava a capa do EP. Ficou de um extremo bom gosto, e nos sentimos abençoados pelo cuidado dos irmãos.

Durante o culto, sentimos na pele as agruras de sermos uma banda independente, que ninguém conhece: tocamos todas as 7 músicas do EP, além de dois cânticos. Como ninguém conhecia as músicas, não demorou muito para que o pessoal começasse a conversar (e não os culpo por isso). Sabemos que não era algo pessoal, mas talvez tenha sido um erro de planejamento nosso.

De qualquer forma, as músicas foram bem recebidas, e várias pessoas acompanharam a letra, o que foi bom. Além disso, 50 pessoas saíram de lá com um CD nas mãos, com as músicas do EP, fruto de uma parceria que fizemos com a Igreja.

A noite fechou com um delicioso jantar e boas conversas. Abaixo você confere as fotos e alguns vídeos.


Eu Nunca Mais Terei Sede


Tu És Deus

01 de Novembro - PIB Cosmorama - Fotos


PIB em VISTA ALEGRE, 02.11.08

No domingo à noite fomos até São Gonçalo para participar do primeiro dos 5 cultos de aniversário da PIB de Vista Alegre. Uma igreja linda, linda mesmo. Não só isso, como eles também têm uma equipe de louvor assim, digamos, animal.

Tocamos 5 músicas, sendo apenas duas da banda (teremos vídeos da ministração ainda essa semana). Foi tudo ótimo, e a receptividade do pessoal foi muito boa. O som também estava excelente, muito bem regulado, coisa que convenhamos: não encontramos em qualque Igreja.

Interessante ver que tanto em Cosmoram quanto em Vista Alegre, Igrejas relativamente jovens (10 e 26 anos, respectivamente, se não me engano), algumas coisas (organização, atenção, cuidado...) funcionam bem melhor que nas Igrejas assim, digamos, mais velhas.

Eis as fotos:

02 de Novembro - PIB Vista Alegre - São Gonçalo - Fotos


Bem, é isso... teremos mais vídeos ao longo da semana.

Um abraço,

Duda