29 agosto, 2008

Nossa Música Brasileira

Em três horas eu e minha esposa estaremos embarcando em um ônibus com destino a São Paulo, e depois em uma van indo para Arujá. Participaremos do evento "Nossa Música Brasileira", junto a alguns bons amigos e diversos músicos de excelente qualidade.

Passei o dia preparando artesanalmente algumas cópias em CD do EP, para distribuir a algumas pessoas lá, e depois foi um tal de preparar a mala, passar roupas, lavar louça... isso tudo ainda parando para ir ao GP (o EP nasceu lá).

Nisso tudo, pensei em algumas coisas... pensei no post anterior a este, pensei que muitas das pessoas que encontrarei lá não têm a mente tão aberta a ponto e receber bem aquilo que é nacional e o que é estrangeiro... e pensei no Sérgio Pimenta.

Tive a oportunidade de conhecer seus filhos e esposa... cresci ouvindo suas músicas... mas nunca soube que ele morou na Tijuca, assim como eu moro. Acabei de ler, no site dos Vencedores por Cristo, um relato do Dr. Luiz Antonio Caseira, quem primeiro o examinou e suspeitou do câncer, que o consumiria em poucos meses. Deixo vocês com seu relato, emocionante.

LÁ ESTÁ O MEU TESOURO

Dr Luiz Antonio Caseira

Recordo do dia. Era 11 abril de 1987. Estávamos na sala Cidade de São Paulo promovendo o lançamento do disco CRIAÇÃO . ( Grupo Semente). Depois de uma tarde de muito trabalho montando equipamentos e fazendo ensaios estávamos a poucos minutos do início. O público lotava as dependências do local. Nos bastidores estávamos em um círculo de oração pelo programa. Terminado esse período, o Sérgio Pimenta veio atéperto de mim e falou, com aquele seu modo amigo e carioca: - “Doutor, estou precisando dos teus favores” – e abriu um sorriso – já tem uns dois meses que estou com uma dorzinha na coxa esquerda que não vai embora. Já fui ao médico três vezes, tomei os remédios e... nada de ficar bom. Ô meu! Quero que você dê uma examinada.”

Procuramos um local onde pudesse examiná-lo, porém já estava no início do programa e combinamos que logo após eu examinaria. O programa foi excelente. O povo adorou ao Senhor de maneira intensa. As músicas interpretadas falaram fundo nos corações. Lembro quando Pimenta pegou o microfone e ao iniciar a fala, provocou risos no povo, tal era a intensidade do tom grave de baixo, da sua voz. Pouco depois cantava junto com o povo que não se continha e o acompanhava – “ Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama...”

Encerrado o programa, não tivemos como examiná-lo no auditório. Marcamos então um encontro para o dia seguinte, no escritório de Vencedores Por Cristo.

Pontualmente, às 9horas lá estava ele. Ao descer do carro, notei que estava mancando ao andar. Disse-me que as dores haviam se acentuado durante a noite. A princípio suspeitamos que a piora poderia Ter sido pelo tempo em que ficou em pé na véspera, durante os ensaios e o programa, e pelo esforço ao carregar os equipamentos.

Ao examiná-lo , porém, senti meu coração bater muito forte. Havia uma tumoração ao nível da base da coxa esquerda, na região posterior, junto à nádega. A região estava aumentada de volume. Levei-o imediatamente ao hospital, onde após o exame de RX, não evidenciamos nenhuma tumoração óssea. Pedi que ficasse em São Paulo, para no dia seguinte fazer exames de ultrassonografia e outros similares. Porém ele não poderia ficar, pois tinha que estar no Rio de janeiro na Segunda-feira. Mediquei-o com analgésicos e encaminhei-o para colegas médicos no Rio que poderiam dar a assistência mais de perto que o caso merecia.

Ao chegar ao Rio ele procurou essses médicos, porém as dores já estavam muito fortes. Uma semana após o lançamento do Disco Criação, precisou internar-se, tal eram as dores que sentia. Feitos os exames necessários, veio o diagnóstico: Sarcoma indiferenciado. Metástases pulmonares. Estágio IV.

Desde então não mais saiu do hospital a não ser por curtos períodos de uma semana ou dez d ias, em que apresentava ligeira melhora.Tudo o que era possível em termos de tratamento foi tentado. Nos dois últimos meses foi trazido prá SãoPaulo onde poderia ser tentada mais alguma coisa. Porém foi inútil.

Lutou com todas as forças para viver. Aceitava qualquer tratamento que significasse uma esperança de melhora. Nunca o vi reclamar da situação. Suportou a dor de maneira incrível. Ainda compôs no leito de dor duas músicas que ficarão para sempre entre nós. Sua fé permaneceu firme até o fim. Até que no dia 12 de Agosto, às 23h40m, de maneira tranquila, ao lado da esposa, fiel e dedicada companheira em todos os momentos, passou para a Glória.

Está compondo e cantando junto ao Senhor. Lá ,onde está o seu tesouro.Lá , onde não há choro. Onde canta junto a outros tantos, hinos de louvor ao Senhor.

Dr. Luiz Antonio Caseira – Vice Presidente de Vencedores Por Cristo

Jerusalém (Sérgio Pimenta)

Lá está o meu tesouro
Lá, onde não há choro
E onde todos cantaremos juntos
Hinos de louvor ao Senhor

Amém.

Até segunda, com fotos, possivelmente vídeos, e algumas histórias.

Duda

Marcadores: ,

27 agosto, 2008

Música

Duas novidades esta semana... antigas, de fato, mas não menos boas.



A primeira é que, com duas décadas de atraso, tenho em mãos o CD Criação, do Grupo Semente, uma extensão de Vencedores por Cristo. Para quem não sabe, o Grupo Semente era composto por gente "fraquinha", do calibre de Nelson Bomilcar, Gerson Ortega, Jorge Camargo, Marcos Mônaco, Hélio Campos, Éderly Chagas e do saudoso Sérgio Pimenta.

Impressiona ver como as composições deste disco ainda são frescas, e como algumas das músicas (como Aquele que me Ama, Teus Altares e Meu Auxílio) duram até hoje. Não sei se VPC ainda tem desse CD para vender, mas eu fortemente o indico para qualquer um que goste de boa música cristã.

A outra novidade é o DVD Dwell, da Vineyard Music.



Tá certo que não é tão antigo quanto o primeiro, mas mesmo assim não é lançamento. Nunca vi um DVD tão completo... a qualidade não é a mesma de um Hillsong ou um Michael W. Smith da vida, mas creio que a simplicidade (marca registrada da Vineyard Music) adiciona um "algo a mais" no projeto.

A VM foi além no Dwell, e a gente repara isso nos extras do DVD... podemos aprender a tocar as músicas, assistir entrevistas com os músicos envolvidos e até mesmo programar o louvor de um grupo pequeno usando o DVD. Isso tudo e muitas outras coisas ainda.

Esse trabalho deixa claro a mentalidade da Vineyard: Da Igreja para a Igreja. E além disso, mostra que simples não é o mesmo que simplório.

São duas opções musicais bem distintas, eu sei. "Não se pode servir a dois senhores", já disse Cristo, e infelizmente há muita gente que pensa assim em relação à música cristã. Uma pena. A gente pode aprender um bocado com aquilo que vem de fora, tanto quanto aprendemos com nosso produto interno. Basta pararmos para entender que os estrangeiros não vêm até nós querendo nos "ensinar a adorar". Eles querem, antes, trazer novas cores e palavras à conversa em voga.

É isso. Ouçam, comprem... enfim, dêem um jeito de ter em mãos.

abraços,

Duda

Marcadores: ,

26 agosto, 2008

Experiências

As duas últimas semanas têm sido bastante intensas e interessantes para mim.

Com o lançamento do EP e o fato de eu e minha esposa estarmos passando bastante tempo em casa*, temos tido tempo para encontrar com alguns amigos, estreitar laços de amizades com novos amigos e também participar de alguns eventos e programações que, de outra forma, não iríamos.

Particularmente, tenho tido também algumas experiências em igrejas, tocando e pregando (algumas ótimas, outras extremamente decepcionantes). Isso tem servido para me mostrar como é importante que as igrejas tenham cuidado com aqueles que são chamados para servir, em qualquer área.

Mudando de assunto, o EP teve, até agora, uns 70 downloads, emais alguns no MySpace. Fiquei feliz com isso, embora, é claro, seja bem pouco. Mas os feedbacks têm me deixado contente, pois as pessoas têm realmente gostado do trabalho, e isso é muito gratificante.

Bem, é isso... mais notícias, ainda por vir.

Um abraço,

Duda

*Eu trabalho em casa como designer (para quem não sabia), e minha esposa está esperando convocação para um concurso para o qual foi aprovada.

22 agosto, 2008

A respeito do download do EP

Como você sabe, o post anterior a este é sobre o download do EP. Como algumas pessoas estão tendo problemas com o download, resolvi escrever este post.

Um razão pela qual o problema possa estar acontecendo diz respeito à restrição a sites de downloads (especialmente se você trabalha em alguma empresa). caso seja esse o problema, tente baixar de outra forma, em casa, ou pedindo para alguéj fazer o download.

Outra razão que imaginei é em relação à página de download do site hospedeiro. Originalmente, não era para ninguém ser levado para lá, mas como excedi a taxa de transferência que eles permitem (algo que vou resolver em breve, espero), eles cancelaram o download direto. Sendo isso, as pessoas podem estar tendo alguma confusão, sem conseguir achar o link correto. Mas seus problemas acabaram. A imagem abaixo explica onde clicar para fazer o download.


clique na imagem para ver em tamanho maior

Espero que tenha ajudado. Se você gostou do EP, nos ajude na divulgação. Pergunte-me como através do e-mail ou da caixa de comentários.

20 agosto, 2008

EP Download



SOBRE O PROJETO:

"Canções Para Grupos Pequenos" foi gravado de maneira caseira e despretenciosa. Foram utilizados apenas violão, baixo e percussão durante as gravações, enfatizando a simplicidade do projeto. Participaram nas gravações, além de mim, Sandro Vieira no baixo e Cadu na Percussão. Ambos são, assim como eu, seminaristas e músicos, e servem a Deus através da Igreja Batista Itacuruçá.


Utilize os botões abaixo para fazer o download do pacote desejado.


PACOTE SIMPLIFICADO
• MP3 das 7 músicas do EP "Canções Para Grupos Pequenos"



DOWNLOADS INDIVIDUAIS
Em nosso MySpace, e também no PureVolume você também poderá baixar todos os MP3 do EP separadamente.









DOAÇÕES e OFERTAS
Caso você tenha gostado do EP e queira fazer uma doação ou nos dar uma oferta, utilize o botão acima. Você estará contribuindo com nosso ministério bem como com futuras gravações.

Marcadores:

17 agosto, 2008

early morning update

São 5:54 da manhã e acabei de terminar um sermão que vou pregar hoje à noite na PIB e Santa Teresa, onde a banda toca. Queria apenas fazer uma atualização aqui no blog pois durante a madrugada acabei achando o lugar idela para armazenar os arquivos do EP, então, portante, está tudo certo. Na verdade, já fiz o upload dos pacotes (um pacote com MP3, arte do envelope e cifras) e outro só com as cifras. Falta subir o PDF da arte ainda.

Só para aguçar a vontade de vocês 4, eis aí abaixo a capa do EP, sem o verso.


É isso. Além disso, Michael Phelps conseguiu sua 8ª medalha de ouro, e as meninas do vôlei derrotaram a Itália por três sets a zero.
Tenham um bom e abençoado domingo!
Duda

14 agosto, 2008

Uma semana (ou menos, espero)

Em uma semana o EP está por aqui.

Há dois dias atrás eu dei a primeira ouvida no material final, e confesso que gostei. Não é um Viva La Vida, nem um Acústico MTv qualquer, mas tá bonitinho. Há falhas, erros, desafinações. Tudo previsível, uma vez que gravamos de maneira bem rústica.

...

Em outras notícias...

Ontem, com um atraso absurdo, eu e minha esposa assistimos ao season finale de Lost (4ª temporada), e também ao filme Pequena Miss Sunshine. Bons momentos.

É isso.

Abraço,

Duda

12 agosto, 2008

Update sobre o EP

Amigos,

Ontem (segunda-feira) terminamos as gravações e mixagem do EP. No momento estou preparando o pacote para download do material. No pacote, vocês encontrarão:

- Mp3 das 7 músicas gravadas
- Cifras em PDF de todas as músicas
- Material gráfico para impressão do envelope do CD


Embora as coisas estejam adiantadas, ainda preciso definir como o material vai ficar disponível. Isso deve demorar um pouquinho mais.

De qualquer forma, as músicas também estarão disponíveis separadamente no MySpace da banda.

Essas músicas foram gravadas de maneira bem simples. Acho que já disse isso... era o material que estava à nossa disposição, e sem custos. Esse EP saiu de graça, e por isso está indo de graça para vocês. Mesmo nas ministrações, quando ele será oferecido fisicamente (um CD, com envelope e impressão na mídia), o preço será o menor possível.

O que pedimos de vocês, amigos: em primeiro lugar, pedimos sua ajuda na divulgação, principalmente que tem blog. Em segundo lugar, pedimos um retorno. Só isso.

As atualizações aqui estão bem devagar, mas é por causa dessa preparação para o lançamento. Orem por isso, por favor.

Um abraço!

Duda

07 agosto, 2008

Fotos e explicações

Eu disse que teria fotos...



Afinal, o que é esse EP, e por que cargas d'água ele não é da banda?

Vamos às respostas.

Esse EP é uma colaboração minha, do Cadu, do Sandro e do Jean, que nos juntamos durante alguns dias para gravar 7 músicas minhas em um formato simples - violão, baixo, percussão e voz. Não é uma gravação primorosa (principalmente pelo equipamento usado), mas achamos que está ficando legal. Algumas das músicas aparecerão nas ministrações da banda, outras não. Algumas com certeza estarão no CD da banda (mas isso é outro assunto). A idéia é disponibilizar esse material gratuitamente na internet (junto às cifras das músicas e o material gráfico do CD - assunto para outro post), e também em formato físico nas ministrações da banda, a preços populares. O título do EP, "Canções para Grupos Pequenos" (provisório) reflete o que queremos com essas músicas: abastecer as reuniões informais, familiares, de amigos... enfim, a comunhão dos cristãos com músicas simples de adoração a Deus.

Esse não é um material oficial da banda, embora, como disse, algumas das músicas sejam incorporadas ao nosso repertório. A proposta era fazer algo menor, mais tranqüilo. Não é, mas é. Deu para entender?

As fotos acima são da gravação. Eu sou o rapaz gordinho, de barba, com o violão. O Sandro é o rapaz de barba com o baixo. O Cadu é o rapaz elegante na percussão. O Jean é o rapaz controlando o som. A linda moça que aparece em uma das fotos é minha digníssima, que talvez faça uma participação no EP.

É isso... em duas semanas, tá aqui.

abraço!

Duda

06 agosto, 2008

Três semanas depois...

A vocês, meus dois leitores, devo mil desculpas. Mas após uma intensa temporada off-line, estou aqui novamente. Já prometo uma nova atualização com muitas fotos, mas a maior novidade é a seguinte: em duas semanas, vocês poderão baixar gratuitamente um EP digital meu. Digo meu por que é quase um trabalho solo. O nome deve ser "Canções para Grupos Pequenos".

Aguardem.

abraços, e até mais,

Duda