31 outubro, 2007

31 de outubro, 1517

Sola Scriptura
Sola Fide
Sola Gratia
Solus Christus
Soli Deo Gloria

Por favor, não deixe de ler esse artigo.

"Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-Lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para Sua glória somente."

Coram Deo,

Eduardo Mano

Marcadores: ,

18 outubro, 2007

5ª Teológica e Vídeos

5ª Teológica:

Hoje não tem a Quinta. Não tem porque não tem assunto. A idéia da Quinta Teológica é que ela seja feita por você: o tema surge dos comentários e daquilo que você quer saber ou entender melhor. Por isso, se você quer ver a Quinta na próxima quinta, deixe aqui seu pedido de assunto, ou senão nos envie um e-mail.

Vídeos:

Aí vão duas dicas.

1 - Adhemar de Campos

O Pastor Adhemar, da Comunidade da Graça, em SP, lançou recentemente um DVD em comemoração aos seus 30 anos de ministério. Aí em baixo você confere o trailler do DVD que, como você vai reparar, está um bocado bom. Detalhe para as músicas, clássicos da música cristã brasileira.



2 - Paul Baloche

Paul Baloche é ministro de louvor nos EUA e lança discos estupendos. Em especial, destaco seus dois últimos trabalhos, "A Greater Song" e "Our God Saves". Ele tem um ministério voltado ao ensino e preparo de ministros de louvor chamado Lead Worship, que lança DVDs instrutivos para equipes de louvor. No You Tube, através do canal leadworshipdotcom você encontra alguns de seus vídeos, bem como vídeos direcionados aos ministros de louvor, com os títulos:

- Resolvendo Conflitos Internos na Equipe de Louvor
- Minha Equipe de Louvor não quer Ensaiar
- Escolhendo um Baixista para a Equipe de Louvor
- Escolhendo um tecladista para a Equipe de Louvor
- Escolhendo um baterista para a Equipe de Louvor

Vale a pena dar uma olhada. Eis aqui o vídeo para uma de suas músicas, "Your Name".



É isso. Aproveite!

16 outubro, 2007

EM&B na Orla Sul, 14.10.07

(por Léo Neves)

Tivemos um tempo ótimo lá no Orla nesse domingo. Repertório: hinos. O Márcio, pastor da igreja, falou um pouco sobre a história de cada hino, além da mensagem em cima do texto de Isaías 6. Foi uma celebração um tanto incomum, já que ficamos todo o tempo tocando. A mensagem foi "diluída" e dada em doses homeopáticas entre cada hino. Pudemos tocar de novo algumas versões que tocamos com o Lucas Souza em Itacuruçá e outros com versões nossas, além das versões da Passion.

Como ponto alto eu destacaria "Fonte és Tu de toda benção", mas eu sou suspeito. É um dos meus hinos favoritos. A propósito, aceitamos uma tin whistle de presente. Eu tenho um whistler dentro de mim pronto pra alçar vôo, mas as "PVC whistles" que fabrico [foto abaixo] não são, digamos, muito"aerodinâmicas" e não dão conta do recado.

Dentro disso tudo o melhor mesmo foi estarmos mais uma vez juntos. Eu, o Duda, o Fabs, o Nagel (filósofo da banda), o André e o Fábio. Agradeço a Deus pela vida desses caras.

Leo

comovente texto Léo, comovente.

Eis algumas fotos:

US1
US2
The Church
Duda
Fabs
PCV Whistles feitas pelo Léo
É isso. Abraço!

11 outubro, 2007

5ª Teológica


O tema pareceu ser uma unanimidade entre os leitores da primeira 5ª Teológica. É claro que por unanimidade, me refiro aos que deram opiniões sobre o tema a ser abordado na próxima (e atual) coluna. Ou seja, o Felipe Queres. Eis o seu comentário à última (e primeira) 5ª Teológica:

"Gostaria que a comissão da 5ª Teológica me ajudasse com uma dúvida recorrente. O que seria autoridade pastoral? O vocacionado ao ministério da palavra e do cuidado recebe de Deus uma responsabilidade maior entre os demais membros de sua congregação? E o seu valor entre os demais, o peso de sua palavra, ou sua visão sobre as coisas de Deus e do "mundo", são especiais ou iguais a de qualquer outro? Ele deve ser obedecido ou tratado como igual? Pergunto porque quando olho a realidade vejo homens iguais, pretensamente especiais....Valeu, fiquem com Deus"

Dei uma lida em alguns textos e recorri também, é claro, à Bíblia. Vou tentar responder às perguntas que o Felipe colocou à luz do que outros pastores já disseram e à luz da Palavra de Deus. É claro que o julgamento final daquilo que vai ser a resposta tem uma carga do que eu penso, não há como evitar isso. Em relação ao que os outros pastores disseram sobre o assunto, deixo que os leitores julguem o que é certo ou errado, mas em relação à Bíblia, deixo claro que o que está escrito, eu tomo como verdade.

Na busca que fiz, encontrei algumas palavras bem interessantes. David A. Houston diz o seguinte: “Autoridade não é uma questão de controlar, manipular, coagir ou simplesmente dar ordens às pessoas. É assim que os gentios agem. Mas Jesus disse que não deveria ser assim entre nós, onde habita o doce e gentil Espírito de Deus. A preocupação de Jesus está em que a autoridade não seja usada em abuso ou com o propósito de angariar privilégios e benefícios para aqueles que têm a autoridade em suas mãos” (The Limits of Pastoral Authority)

T.C.Black escreveu em seu site algumas palavras muito interessantes a respeito de autoridade, tomando como base a primeira carta de Paulo a Timóteo. Diz o texto de 1º Timóteo 1:1-2: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador; e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Black escreve o seguinte: “O efeito [do texto] é que nossa atenção é atraída não apenas à palavra “mandato” ou mesmo à substância do mandato – nossa atenção é atraída a quem deu o mandato. Por causa disso, eu diria que Paulo é um apóstolo não pelo fato de Deus ter assim mandado, mas pelo fato de Deus ter assim mandado [a questão final é quem deu a ordem, e não a ordem em si]. A autoridade de Deus fez de Paulo um apóstolo, portanto, rejeitar ou negligenciar Paulo ou Timóteo por esse fato é rejeitar a linhagem de autoridade que Deus estabeleceu.”

E prossegue:

“Uma referência sarcástica nos levaria a pensar que a rejeição da autoridade pastoral é algo como universal na Igreja – ao menos na Igreja Americana – hoje. A tarefa do pastor é treinar os santos para que estes atuem no ministério, e não realizar todo trabalho sozinho. A tarefa do pastor é educar, corrigir e expor as Escrituras. Mas pelo fato da autoridade ser negada aos pastores, eles acabam se retraindo, com medo de perder seus empregos se de fato fizerem suas obrigações.

A maioria das pessoas não se importa se os pastores ensinam teologia – se concordam com a teologia, é claro – mas uma correção bíblica está fora de questão [nos dias de hoje]. De fato, o próprio ato de corrigir é considerado, por vezes, fora dos limites”

Em Hebreus, capítulo 13, a partir do verso 7 até o final do livro, o autor diz que devemos nos lembrar de nossos guias, os quais nos pregaram a Palavra de Deus. Diz ainda para observarmos o fim de suas vidas, e como guardaram a fé. Claramente o autor do livro estava falando de um outro nível de guias, líderes e pastores, um nível que infelizmente não conhecemos hoje em dia. Não é difícil nos depararmos com a triste constatação de que quem nos guia, não é exemplo.

O autor escreve ainda no verso 17 de Hebreus 13: “obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isso com alegria e não gemendo; porque isso não aproveita a vós outros.” Ao comentar esta passagem, a Bíblia de Genebra diz o seguinte: “Líderes fiéis na Igreja são semelhantes a pastores fiéis (Jr 23:4, At 20:28, 1Pe 5:2-4) ou atalaias que dão o aviso de perigo à cidade (Ez 33:6). O cuidado dos líderes é profundo e genuíno porque eles foram designados por Deus, a quem devem prestar contas (conforme Hb 4:13). Todos sofrerão se resistirem ao seu ministério.”

Com esses dados em mente, tento agora responder às questões levantadas pelo Felipe.

P.: O que seria autoridade pastoral?
R.: É ser representante de Deus na terra, velando pela plena exposição de Sua Palavra, pelo pleno cuidado por Seu rebanho e acima de tudo, pelo pleno reflexo da Glória de Deus através da comunidade a qual Deus colocou sob seu cuidado.

P.: O vocacionado ao ministério da palavra e do cuidado recebe de Deus uma responsabilidade maior entre os demais membros de sua congregação?
R.:
Sim, creio que a Bíblia é clara, em especial no texto que lemos acima, de Hebreus 13:17. O texto diz claramente que os guias, os pastores, enfim, os vocacionados devem velar pelas almas que Deus dá, como quem presta contas. O pastor há de prestar contas das vidas que pastoreou.

P.: E o seu valor entre os demais, o peso de sua palavra, ou sua visão sobre as coisas de Deus e do "mundo", são especiais ou iguais a de qualquer outro?
R.: Eu acho que depende. Quantos pastores conhecemos que são realmente vocacionados? E quantos são auto-proclamados pastores, bispos e até mesmo apóstolos? Creio que da mesma forma que o “Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16), quando há verdadeira autoridade nas palavras de um líder, reconhecemos essa autoridade e nos submetemos com alegria. Não que a pessoa seja mais especial, isso é algo complicado de se dizer, mas antes, que ela é um representante de Deus, e que por isso, Deus fala coisas ao seu coração que não falaria a outras pessoas. Isso a torna, de certa forma, diferente de nós. Não em questões meritórias – nada fizemos para merecer as coisas que Deus nos dá –, mas em questões de liderança.

R.: Ele deve ser obedecido ou tratado como igual?
P.:
“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles”. Mas creio que a chave para a interpretação disso está no verso 7, quando o autor nos fala que devemos olhara para toda a vida deles. Um pastor vocacionado será obedecido em amor, por ter reconhecida em si a autoridade dada por Deus. Um líder autoritário, como os auto-proclamados, serão obedecidos penosamente, pois chama para si uma autoridade que nunca foi deles.

John Piper enumerou alguns problemas com o pastorado que seriam as razões de, por vezes, as coisas darem errado, e acho que ele falou corretamente. Seriam eles: o prevalecer das falhas sexuais entre os pastores, os perigos dos defeitos doutrinários, a falha contrastada com o sucesso (muito comum na sociedade americana), falha no ouvir a Deus e, por último, falha em carregar o peso da Glória de Deus.

Ao terminar este texto, percebo que um vizinho meu está ouvindo a música Autor da Minha Fé, do Grupo Logos. E me lembrei do Pastor Xavier. E quando penso em Hebreus 13: 7-17, sou forçado a lembrar-me dele, pelas coisas das quais já falei. E dou graças a Deus por saber que ainda hoje há pastores aos quais vale a pena nos submetermos. Leia mais sobre o Xavier aqui, e no site de sua Igreja. Em sua última pastoral, ele faz referência a um dos melhores textos do Piper, chamado "Não Desperdice o seu Câncer" (link em inglês)

Graça e Paz,

Eduardo Mano

Marcadores: , , , , ,

10 outubro, 2007

Domingo | EM&B na Orla Sul


convite feito pelo Fabs.

Domingo, 14 d eoutubro.
EM&B na Orla Sul.
R. Ataulfo de Paiva, 1280, sl 01
Leblon, Rio de Janeiro

Na segunda tem fotos, e quem sabe, vídeos.

PASSION: Novidades

Eu já falei sobre a Passion em três ocasiões diferentes, aqui, aqui e aqui.

Mas a notícia de hoje é diferente.

A Passion vai sair em Turnê Mundial em 2007 - 2008. E vai passar aqui no Brasil.

E vai ser em São Paulo. Como eu sei?

Por causa disso aqui: Welcome To Kneel – Passion’s First Monday Prayer Focus For October.

Lá pelas tantas, o Louie diz o seguinte:

"[Pray] For Sao Paulo and all of Brazil, our partner city to Chicago, that Passion Sao Paulo will be a catalyst for an explosion of university-targeted ministry throughout the nation."

Então é isso... há mais alguns detalhes, mas deixa pra próxima...

Duda

Marcadores:

09 outubro, 2007

Cristianismo e o mundo ao nosso redor, 1

A idéia é a seguinte: refletir sobre aquilo que vemos hoje em nossas Igrejas. Todos estão convidados a dar pitacos, de maneira civilizada. Mesmo os que discordam - principalmente os que discordam.


Tenho pensado muito ultimamente em nosso papel (por nosso, é claro, me refiro à banda). Todos nós servimos em nossas comunidades na área do louvor, seja dirigindo ou tocando. A maioria de nós ou é seminarista ou está voltando ao seminário ou está quase se matriculando. Na verdade, de todos, só um ainda não recebeu esse chamado. Nossa ligação ao estudo teológico faz com que, por vezes, assumamos o púlpito de nossas Igrejas e de outras ainda. Mas enfim, o que quero dizer com isso é que nossas influências vão além da equipe de louvor de nossas Igrejas.

Obviamente não temos a pretensão de mudar o mundo ao nosso redor apenas com música – isso seria tolice. Os jovens da década de 70 não trouxeram paz ao mundo com sua música hippie, o movimento da Jesus Music americano também não trouxe transformação nem àquela nação, muito menos ao mundo. O movimento Punk não transformou o mundo, nem a New Age, nem a New Wave of British Heavy Metal, nem as Raves. Nada disso mudou o mundo.

Na Igreja de hoje em dia, principalmente nas megaigrejas (ou mega igrejas, ou mega-igrejas), há cada vez mais a intenção de articular a mensagem através de ambientes bem decorados, um jogo de luz bem bacana, design de primeira linha, vídeos dignos do Oscar, música impactante. Veja bem, eu não sou contra NADA disso. De fato, se eu tivesse a condição de fazer tal coisa, implementaria isso tudo na minha própria Igreja ontem. Mas afirmo: nada disso vai mudar o mundo.

A única coisa capaz de mudar o mundo é a Palavra de Deus. E ela, como todos cremos (assim espero), não precisa de suportes para ser bem aplicada. Precisa, antes, que o canal (ou seja, a pessoa que a expõe), tenha temor e tremor do Senhor.

Foi assim que aconteceu com Agostinho, e foi assim que aconteceu com Lutero.

E sinceramente, do fundo do meu coração, creio que é assim que acontecerá conosco. Com ou sem vídeos, boa música, ótimo design e ambientes agradáveis.

Mas nunca, nunca sem a Palavra.

Sola Scriptura.

Eduardo Mano

Marcadores: , ,

Meme

O Allen me chamou para um Meme. O convite não está no blog dele, está no comentário do post anterior... aqui em baixo.

É o seguinte:

1) Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure);
2) Abrir na página 161;
3) Procurar a 5ª frase completa;
4) Postar essa frase em seu blog;
5) Não escolher a melhor frase nem o melhor livro;
6) Repassar para outros 5 blogs.

Ele disse que eu não poderia escolher um livro, mas o que estava mais próximo era o mesmo dele. Portanto, peguei o próximo ao próximo.

O livro é Mere Christianity, do C.S.Lewis, edição em inglês. E a 5ª frase da página 161 é:

"You and they are different organs, intended to do different things".

Passo a bola para o Nagel, o Everson, o Thiago, o Balnires e o Daniel Bravo.

E se algum deles já tiver feito, problema, que faça novamente.

Duda

Marcadores: ,

04 outubro, 2007

Recursos Reformados, nº 2

Há algum tempo atrás (mais precisamente no dia 3 de maio, ou seja, há exatos 5 meses atrás), eu postei alguns links reformados (o post original está aqui).

Minha idéia era "equipar e instruir o corpo de Cristo e aqueles que O servem através da Palavra e do Louvor". A idéia ainda é a mesma. Como naquela postagem, os sites são igualmente reformados, ou seja, "isso quer dizer que seus textos, mensagens e artigos são baseados, em primeiro lugar, na inerrância e infalibilidade da Bíblia e em segundo lugar, nas doutrinas da Graça de Deus.

Mais uma vez, aproveitem.


DOXOLOGIST

O Doxologist é um blog da Mars Hill Church, Igreja do pastor Mark Driscoll. No Recursos Reformados nº1 eu coloquei o link to The Resurgence, movimento do qual o Pr. Mark é presidente.

No Doxologist você vai encontrar textos sobre adoração, pode acompanhar como anda a gravação dos CDs das bandas da Mars Hill Church, pode ler algumas frases interessantes ditas por pastores que pregaram em eventos da Igreja, e muito mais. É um site bem legal.


MONERGISMO

O Monergismo é, sem dúvida, o maior e melhor site de recusros reformados em português. É sério, não é exagero. Pensa em um autor. Spurgeon? Tem material dele lá. Piper? Tem lá também. Calvino? Idem.

O idealizador do site é o Felipe Sabino. Um cara bem legal e preocupado com a divulgação ds verdades bíblicas. Ele fez um monte das traduções que estão lá no site. Se você for aqui, vai entender um pouco melhor sobre este ministério.

Se você escreve textos ou mensagens, não importa, dê lá uma busca no assunto (antes, veja na barra da esquerda - já tem um monte de assunto lá, basta clicar). Com certeza o material lá contido enriquecerá a sua produção.

É isso, meninos e meninas. Espero que aproveitem.

abraço,

Duda

Marcadores: , , , ,